04/10/2022 às 16:12, atualizado em 07/10/2022 às 19:26

Produção local abastece a Festa do Morango de Brasília

O Distrito Federal colheu 8 mil toneladas da fruta na safra de 2021; diversas espécies podem ser degustadas no festival que será realizado, em Brazlândia, a partir desta sexta (2)

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


Brasília, 1º de setembro de 2022
– A edição 2022 da Festa do Morango de Brasília começa nesta sexta-feira (2), na zona rural de Brazlândia. Serão dois fins de semana de muita geleia, suco, torta e fruta fresca, uma tradição que perdura há 26 anos. E você já parou para pensar de onde vem todos os morangos que abastecem o festival? Pode acreditar: são daqui mesmo, do cerrado brasiliense.

Com a equipe da Associação Fraterna Irmã Maria Regina, a irmã Dilvânia Assunção de Souza produziu 500 potes de geleia especialmente para a Festa do Morango

A cor atraente e o formato perfeito do morango portola podem até fazer bonito nas gôndolas das lojas. Mas, em termos de sabor, a espécie é mais indicada para doces e tortas. É com ela que as freiras da Associação Fraterna Irmã Maria Regina produzem, há 15 anos, as geleias vendidas na Festa do Morango.

“Os produtores rurais colaboram doando morangos para a nossa entidade, e contamos com a ajuda de alguns voluntários para fazer os doces”, afirma a irmã Dilvânia Assunção de Sousa. “Produzimos mais de 500 potes para o festival, um trabalho diário que começa de manhã cedo e segue até a noite.”

O dinheiro arrecadado com as vendas é usado para custear os projetos da associação. “Atendemos cerca de 85 crianças e jovens no contraturno da escola – aqui, eles fazem duas refeições, tem aula de artes e fazem catequese”, conta irmã Dilvânia. “Neste ano, também queremos usar parte do valor para pintar a igreja”.

Quer aprender a fazer a famosa geleia das freiras de Brazlândia? A irmã Dilvânia ensina! Confira abaixo.

Ingredientes

→2 kg de morango
→800 g de açúcar

Modo de preparo

→Bata os morangos no liquidificador sem deixar ficar muito líquido.
→Coloque o morango batido em uma panela e acrescente o açúcar.
Cozinhe a mistura em fogo alto, sem parar de mexer, por aproximadamente uma hora.
Para saber se a geleia está no ponto, observe as bolhas: elas devem ser transparentes.

26ª Festa do Morango de Brasília 

→Na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, Km 13, Brazlândia, de 2 a 4 (sexta a domingo) e de 7 a 11 (quarta a domingo). Horários: dias 2, 8 e 9, das 19h às 2h; nos outros dias, das 10h às 2h. Acesso livre.

Produção local abastece a Festa do Morango de Brasília