Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 16:57, atualizado em 10/10/2022 às 15:03
Já foram finalizadas as obras nas ruas 3, 4A, 8 e 10, enquanto estão em andamento os trabalhos nas ruas 4, 5, 6 e 12. O próximo passo do GDF é regularizar os lotes
Brasília, 14 de setembro de 2022 – Quase R$ 400 milhões já foram investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em obras na região de Vicente Pires. Os trabalhos incluem a infraestrutura e urbanização completa das ruas, com drenagem, pavimentação, calçada, meio-fio e demarcação das pistas. Os serviços já foram entregues nas ruas 3, 4A, 8 e 10 e estão em andamento nas ruas 4, 5, 6 e 12. O objetivo é beneficiar os mais de 100 mil habitantes da cidade.
O comerciante José Luiz Ferreira Neto tem uma loja de esquadrias na Rua 12, onde também tem a sua moradia. Ele lembra que quando chovia precisava esperar no comércio antes de subir para casa. “Não tinha como eu ir embora. Tinha que esperar a água baixar. Aqui [a enxurrada] carregava até carro”, conta.
Com as obras de infraestrutura na porta, ele se mostra confiante com a segurança. “Fizeram o asfalto maior e mais largo. Já fizeram os meios-fios do outro lado e já vão abrir o PV, que se chover, não vem mais água como vinha. Já melhorou demais”, classifica.
A obra também é vista por Neto como uma melhoria para os negócios. Ele espera ampliar o espaço comercial após o fim dos trabalhos do GDF. “Vou alugar o restante das lojas aqui e vou ampliar o comércio. Quero fazer um showroom para as pessoas virem conhecer meu trabalho. Eu não tinha como receber clientes aqui antes. Agora tenho”, comenta.
Para o comerciante Alfredo Júnior Tiago, responsável por um mercado na Rua 12, a obra será sinônimo de desenvolvimento para Vicente Pires. “É melhoria para todo mundo, para os moradores, para os comerciantes. Não vai ter mais problemas com as águas, os perrengues com a chuva. Moro aqui há 20 anos e sei muito bem das consequências. Sempre foi enchente e carro boiando”, diz.
“Com certeza, com essas obras a melhoria será de 1.000%. A cidade criou uma outra cara, trazendo novos investidores e comércio para a cidade. Isso valoriza muito a cidade e gera emprego”, avalia Tiago.
O administrador de Vicente Pires, Admilson Teixeira, já sentiu o efeito das obras nas ruas. “É importante para a comunidade. Vicente Pires mudou totalmente. Hoje temos mercados aqui com investimentos de R$ 20 milhões e o aumento do [setor] imobiliário. Com as obras concluídas, como é que vai ficar? Vai aumentar muito mais”, define.
Próximo passo
Após o término das obras de Vicente Pires, o GDF seguirá para o próximo passo: a regularização dos lotes. “É um passo muito importante para o cidadão. Já existe um sentimento geral de todos que moram aqui. Eles adoram Vicente Pires. A comunidade aqui já está totalmente consolidada, mas faltam os documentos”, comenta o secretário José Humberto.
Para concluir a organização da cidade, o Governo do Distrito Federal já está em contato com a União para que as terras sejam passadas para a Terracap. “Na sequência serão feitas as vendas desses lotes para os habitantes para que eles possam ter a sua documentação. Aí sim a gente pode considerar que a função do governo de organizar a cidade estará concluída. Fez a infraestrutura, entregou os documentos. O cidadão dono de onde está morando. Isso é o que a gente chama de cidadania plena”, acrescenta.