04/10/2022 às 17:53

Recuos no interior do túnel levam mais proteção para motoristas

A obra tem duas áreas de segurança para atender veículos que precisarem parar no meio da passagem subterrânea. A medida também evita a formação de engarrafamentos

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 26 de setembro de 2022 – O que fazer se o veículo apresentar sinais de pane dentro de uma passagem subterrânea? No caso do Túnel de Taguatinga, basta conduzir o carro até um dos recuos que atendem a obra. As duas áreas de segurança, uma do lado sul (Ceilândia-Plano Piloto) e outra do lado norte (Plano Piloto-Ceilândia), ficam no meio da galeria, trecho conhecido como fase 3.

Iluminação, sistema de exaustão, equipamentos de combate a incêndio e painéis luminosos são outros itens de segurança do Túnel de Taguatingadireita

“Cada uma delas tem aproximadamente 41 metros de extensão, medindo três metros em sua parte mais larga”, detalha o engenheiro Renes Cândido. “Elas também podem ser usadas para uma troca de pneu ou por uma ambulância que precise atender alguém dentro da passagem, por exemplo”, afirma.

O recuo é apenas um dos itens de segurança do Túnel de Taguatinga, por onde mais de 135 mil motoristas devem trafegar diariamente. Iluminação, sistema de exaustão, equipamentos de combate a incêndio e painéis luminosos completam o arsenal que vai oferecer tranquilidade e informação aos futuros usuários.

Cerca de dois mil projetores de LED serão instalados ao longo do túnel. As luminárias são produzidas com um vidro especial que suporta a exposição a gases, poluição e altas temperaturas. A cada 60 metros, hidrantes e extintores estarão ao alcance dos motoristas. Além disso, a passagem subterrânea terá sete saídas de emergência, todas munidas de portas corta-fogo. Para garantir a qualidade do ar, o sistema de exaustão da passagem terá 52 ventiladores.

[Numeralha titulo_grande=”7″ texto=”Número de saídas de emergência da passagem subterrâneadireita

“A potência dos equipamentos será controlada de forma automatizada, com sensores de fumaça que ficarão responsáveis por aumentar a velocidade das pás de acordo com a necessidade”, conta o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi.

Além disso, dois painéis informativos serão instalados nas entradas do túnel. Caso alguma pista esteja interditada, os motoristas saberão antes mesmo de entrar na passagem subterrânea. Em caso de queda de energia, três geradores darão autonomia de até 60 minutos para todos os equipamentos de segurança.​