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04/10/2022 às 17:45, atualizado em 10/10/2022 às 15:59
Com aporte de R$ 12,1 milhões, obra gerou 70 empregos e beneficia cerca de 30 mil motoristas. Total da intervenção será de 5,3 km entre a DF-001/DF-015 (Itapoã/Paranoá) e o acesso a Sobradinho dos Melos
Brasília, 23 de setembro de 2022 – O primeiro trecho da duplicação da rodovia DF-250 foi liberado nesta sexta-feira (23). A entrega contempla 3,3 km do total de 5,3 km da obra, situada entre a Estrada Parque Contorno (DF-001) e a Estrada Parque Tamanduá (DF-015) até o acesso ao Núcleo Rural de Sobradinho dos Melos.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur, explica que parte dos tópicos incluídos no projeto ainda estão em andamento. Segundo ele, a prioridade foi a entrega do trecho para agilizar a vida dos cidadãos.
“As obras continuam para chegar ao total de 5,3 km e ainda vamos terminar a iluminação, a colocação dos pontos de ônibus, o gramado dos canteiros centrais, ou seja, temos situações para terminar, mas é uma grande liberação que melhora muito a vida das pessoas”, assinala Nacfur.
Além dos condutores de veículos leves, os moradores que usam o transporte público serão impactados positivamente, segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Walter Casimiro. “Essa obra é fundamental para melhorar a mobilidade de ônibus, que é o mais sacrificado porque precisa parar nas paradas. Então, será uma melhora de 20 a 30 minutos para os passageiros”, alega Casimiro.
Demanda antiga
Antes da entrega do primeiro trecho, os veículos dividiam uma pista de mão dupla, o que gerava muitos acidentes e congestionamentos. “É uma obra importante que vem para salvar vidas e para expandir a região com desenvolvimento. Traz qualidade de vida para toda a sociedade, especialmente para essa região que tem se expandido muito com o Paranoá e o Itapoã Parque”, afirma o administrador interino do Paranoá, Francisco Alves.
O vendedor externo Lucas Vieira Alves, 33 anos, mora no Valparaíso e precisa ir ao Itapoã semanalmente para encontrar clientes. “O trânsito é bem complicado, caótico mesmo. É um trajeto que a gente gasta de cinco a dez minutos para atravessar tudo e, no horário de pico, gasta até meia hora para chegar no final da via. A duplicação vai ser muito boa para a população”, finaliza ele.