08/10/2022 às 14:02

Parcerias em transplantes são homenageadas com celebração à vida

Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal parabeniza servidores da Saúde pelo sucesso de 577 operações gerais realizadas por órgãos oficiais este ano

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Cerca de 90% dos procedimentos de transplante e doação de órgãos são realizados pelo SUS

Há cinco anos transplantado do fígado, o empresário Robério Melo destacou a realização dos transplantes na rede pública ou em instituições contratadas pelo poder público. “O SUS deu muito certo aqui no Brasil e esperamos que possamos ampliar ainda mais”, relatou. De acordo com a secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Maíra Botelho, 90% dos procedimentos são realizados pelo SUS. “O Brasil é referência mundial em doação e transplantes de órgãos”, afirmou.

Contratos

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou ainda o contrato assinado em agosto com o ICTDF para realização de cirurgias cardíacas. “Todos os pacientes do DF têm acesso, graças a esse contrato regular”, garantiu. Com validade de dois anos, prorrogáveis por mais três, o acordo prevê a realização de até 103 cirurgias por mês, tanto para adultos quanto pediátricas.

O superintendente do ICTDF, Rogério Dalfollo, classificou esse tipo de iniciativa como fundamental para a realização dos serviços. “É de suma importância. Permite que façamos o atendimento à população”, finalizou.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF