14/10/2022 às 15:09, atualizado em 14/10/2022 às 15:25

Entulhos reciclados são usados para reformar estradas e conter erosões

De 2019 até agosto deste ano, governo já utilizou 5,5 milhões de toneladas de resíduos da construção civil em obras diversas; fruto de reciclagem, material é eficaz e contribui com o meio ambiente

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Normalmente vistos como sujeira ou material sem utilidade, os resíduos da construção civil (RCC) têm um importante papel no Distrito Federal. Em um trabalho diário feito pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), esse tipo de material é tratado e reaproveitado na reforma de estradas rurais, na contenção de erosões e no aterramento de construções. De 2019 até agosto deste ano, conforme dados da Secretaria de Governo (Segov), o governo já utilizou cerca de 5,5 milhões de toneladas de resíduos para manutenções diversas.

Depois de compactado, material tem uma gama de utilizações – como a pavimentação de vias

“É preciso lembrar que o cascalho, que também é utilizado, está cada vez mais raro na natureza e não se encontra no DF; o RCC substitui esse material”, aponta o coordenador-geral do GDF Presente, Flávio Araújo, servidor da Secretaria de Cidades.

“A trafegabilidade das estradas rurais melhora 100% com esse serviço que fazemos, e temos também as erosões”, conta o gestor. “No Sol Nascente, já foram umas cinco atendidas com o material”. Isso, reforça ele, significa poupar a natureza desses resíduos e oferecer melhorias à população, por meio do reúso.

Entulhos reciclados são usados para reformar estradas e conter erosões