20/10/2022 às 20:02

Dados da Avaliação da Educação Básica são apresentados durante encontro

Em reunião com representantes das regionais de ensino, Secretaria de Educação analisou resultados do Saeb 2021, com foco na definição de ações a serem tomadas nos próximos anos

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A Secretaria de Educação reuniu, nesta quinta-feira (20), representantes de todas as 14 regionais de ensino do Distrito Federal para a divulgação dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Os dados foram apresentados pela Diretoria de Avaliação (Diav), que trouxe análises importantes e focalizadas para a definição de ações a serem tomadas nos próximos anos. O objetivo é melhorar a aprendizagem nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio.

Regionais de ensino vão trabalhar com os resultados do Saeb para criar mecanismos de melhoria da aprendizagem

Para Radsom Lima, gerente de Avaliação de Redes de Ensino, o DF tem qualidade profissional e estrutura adequada que contribuem significativamente na hora de trazer melhorias na aprendizagem. “Se a gente entender as nossas fragilidades a partir dos resultados postos, vamos conseguir trabalhar para ofertar uma educação de qualidade e excelência”, disse. “Vamos retomar essas aprendizagens perdidas e impactadas no período da pandemia e avançar para alcançar as novas metas preestabelecidas”, destaca.

Com base nos resultados da avaliação do Saeb, a Secretaria de Educação fará um planejamento para os próximos quatro anos, a fim de melhorar a aprendizagem no DF. O trabalho será feito pela Diav em conjunto com os articuladores da educação das regionais de ensino. Os educadores terão até dezembro deste ano para discutir os pontos fracos e fortes de cada escola.

O Saeb 2021 foi aplicado durante a pandemia da covid-19. Nesse cenário, foi constatado que 92% das escolas de educação básica do Brasil adotaram estratégias de mediação remota ou híbrida e que 72,3% das escolas de educação básica recorreram à reorganização curricular com priorização de habilidades e conteúdos e 26,3% a adoção da estratégia de complementação curricular em 2022.

*Com informações da Secretaria de Educação