21/10/2022 às 18:32

Caminhada encerra a X Semana da Saúde e Segurança do Trabalho

Depois de dois anos sem ser realizada, devido à pandemia de covid-19, atividade promovida pelo Brasília Ambiental retorna como incentivo à atividade física

Por Agência Brasília * | Edição: Rosualdo Rodrigues

Uma manhã de variadas atividades físicas nesta sexta-feira (21), no Parque Ecológico Olhos D’Água (Asa Norte), marcou o encerramento da X Semana da Saúde e Segurança do Trabalho, do Instituto Brasília Ambiental. A programação, na unidade de conservação, teve início com a Caminhada pela Saúde, que não ocorria há dois anos, devido à pandemia de covid-19.

Orientações de alongamento, medição de pressão e glicose e exame de bioimpedância também fizeram parte da programação

Programação

Com início na última segunda-feira (17), o evento teve sua abertura com palestra sobre aromaterapia, feita pelo farmacêutico, acupunturista e aromaterapeuta Renan Almeida de Jesus. Já na terça (18) e quarta-feira (19), a X Semana da Saúde seguiu com uma série de palestras.

O biólogo e educador ambiental Marcus Paredes proferiu a palestra Cuidar do jardim e da horta em casa; a instrutora Rosângela Lins de Albuquerque falou sobre Mindfulness e saúde mental; a nutricionista Ladiany Sousa tratou do tema Entenda mais sobre dieta low carb e a química e terapeuta Rosângela Echeverria, de Restauração ecológica produtiva – Plantas medicinais.

A saúde mental e a saúde da mulher também tiveram destaque na programação da X Semana da Saúde e Segurança do Trabalho. Na quinta-feira (20), a psiquiatra Karine Tavares guiou a conversa sobre saúde mental no trabalho e a fisioterapeuta Ludmilla Figueiredo falou sobre a saúde da mulher.

A Semana da Saúde é uma ação que integra o Programa de Qualidade de Vida (QVT) do Instituto Brasília Ambiental, institucionalizada por instrução normativa que, entre outras coisas, definiu sua realização no mês de outubro. A realização do evento é de responsabilidade da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) do órgão e a execução, da Gerência de Capacitação e Desenvolvimento (Gedes).

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental