22/10/2022 às 10:50

Ceilândia tem jornada sobre políticas públicas ambientais para estudantes

A ação da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, busca mobilizar dez escolas públicas em cidades inseridas nas bacias hidrográficas do Descoberto e Paranoá

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Políticas públicas executadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) mobilizaram dez escolas públicas em cidades inseridas nas bacias hidrográficas do Descoberto e Paranoá. A ação, que contou com a parceria da Secretaria de Educação (SEEDF), foi encerrada nesta semana em Ceilândia. A iniciativa envolveu estudantes do ensino médio para a aproximação com temas como mudanças do clima, segurança hídrica, gestão de recursos hídricos e sólidos e fontes de energia limpa.

O último debate foi realizado na quinta-feira (20), no Centro de Ensino Médio (CEM) 02 de Ceilândia, com a participação de alunos das turmas de primeiro e segundo anos do turno vespertino. A programação contou com debates, exibição de vídeos, aplicação prática de conceitos científicos e culminou com o plantio de mudas no pátio escolar.

As escolas inseridas nos territórios das bacias hidrográficas do Paranoá e do Descoberto foram escolhidas pelo critério de proximidade com lugares onde o projeto Sema/CITinova está promovendo ações voltadas à recuperação de nascentes, áreas de recarga hídrica e áreas de preservação permanente (APPs), além de implantação de sistemas agroflorestais (SAFs).

“Assim, fica mais fácil para esses alunos entenderem a lógica do que está sendo feito, como isso impacta na sua vida e quão próximo ele está de um projeto. Não é algo no Plano Piloto, é aqui, na Ceilândia, em Brazlândia, Recanto das Emas, Gama, perto de Águas Lindas”, afirma a coordenadora executiva do projeto na Sema, Nazaré Soares.

O engenheiro florestal Homel Marques plantou uma muda de limão com a ajuda dos estudantes de Ceilândia

Alçado, de repente, à condição de pai, Ryan Lucas ficou feliz. O filho era, na verdade, uma muda de limão que ajudou a plantar, adubando e regando a espécie. A brincadeira partiu do engenheiro Homel Marques, que parabenizou os adolescentes após concluírem o plantio das mudas nos berços, nome dado ao espaço cavado na terra para receber as pequenas árvores. “Parabéns. Vocês agora são papai e mamãe deste bebê-muda”, brincou

Ryan Lucas ficou tranquilo com a nova responsabilidade. “É emocionante poder fazer algo bom, que ajuda o planeta, já que ele nos sustenta há tanto tempo. Eu vou cuidar o máximo possível desse bebê. Vou valorizar e regar quando estiver com sede. É a mesma coisa de cuidar de um animal ou até de uma pessoa querida”, disse.

Motivação

Para a subsecretária de Assuntos Estratégicos da Sema, Márcia Coura, falar com o público jovem é poder mostrar como atitudes simples no dia a dia podem fortalecer as ações do poder público. “A gente percebe a boa receptividade tanto por parte dos professores quanto dos alunos e ouve depoimentos que reforçam que nosso objetivo de motivar e engajar essas pessoas em prol da sustentabilidade está sendo alcançado”, afirma.

O professor de filosofia Rogério Freitas de Oliveira concorda. Segundo ele, todo o conteúdo passado aos alunos está relacionado ao da sua disciplina. “Dá para trabalhar o compromisso consigo e com o outro que a gente aborda e a Sema trouxe de outro jeito, por meio das políticas públicas. Gostei muito da experiência”, completou.

CITinova

É um projeto multilateral coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado, no DF, pela Sema.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente