Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/10/2022 às 13:02, atualizado em 30/10/2022 às 14:33
Com a chegada do período das chuvas, a Novacap tem feito intervenções preventivas nas vias da capital federal para evitar queda de galhos nas pistas
Com 5 milhões de árvores frutíferas e ornamentais espalhadas pelo Distrito Federal, a poda se torna necessária para reduzir os riscos de acidentes que podem ser causados pela queda de galhos. Até setembro deste ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela manutenção da arborização da cidade, fez 81 mil intervenções neste sentido.
Durante o período chuvoso, a ameaça de queda se intensifica, assim como os trabalhos preventivos de podas – que, segundo a Novacap, já foram feitas em 160 quilômetros de calçadas, só no Plano Piloto. Na quarta-feira (26), os trabalhos contemplaram o trecho entre as quadras 202 e 206 do Eixo L Norte.
Há nove anos atuando como porteiro de um prédio de frente para o Eixo L na 204 Norte, Josenes Santos conta que, na época da chuva, que também é a temporada de frutificação do jamelão na área, costumam acontecer acidentes na via quando os galhos das árvores são projetados no asfalto. “A pista fica muito lisa e escorregadia com a queda dos frutos, o que gera muitos acidentes”, aponta. “Como estão podando, acredito que vai diminuir bastante e melhorar a situação”.
A cozinheira Dora Gonçalves destaca a importância do serviço de poda: “Acho legal. Melhor ainda nessa época, porque tem a possibilidade de um galho cair por causa dos raios. Assim é mais seguro”.
O chefe de Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva, também aproveita para alertar sobre os lugares onde não é possível ser feita uma intervenção: “Orientamos que a pessoa evite estacionar em local com muita arborização, e, caso o faça, tenha o devido cuidado de verificar se existem galhos pendurados com risco de queda”.