29/11/2022 às 14:09, atualizado em 29/11/2022 às 15:01

Centro operacional do Túnel de Taguatinga está em fase de acabamento

A sala técnica de 1.733,40 m² está localizada no meio da passagem subterrânea, acima da laje superior. O espaço abrigará centrais de monitoramento, geradores e reservatórios de água

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Centro de Controle Operacional do Túnel de Taguatinga está em fase de acabamento. O espaço de quase 1.734 m² ocupa a porção central da passagem subterrânea, logo acima da laje superior. É lá que ficarão as centrais de monitoramento, os quadros de comando, dois reservatórios de água e três geradores de energia, além de banheiros e copa.

A área técnica, atualmente, se apresenta como um grande salão de 32,4 m x 53,50 m, com 2,8 m de altura. Antes de erguer as divisórias de alvenaria que vão separar os diversos setores do centro, os operários precisam se dedicar a alguns retoques finais. No momento, a equipe tem feito o arremate das paredes.

“O pessoal tira as rebarbas de concreto, passa uma argamassa estrutural e dá o acabamento com espátula ”, detalha o engenheiro civil Samuel Teles, um dos responsáveis pela supervisão da obra do Túnel de Taguatinga. “Em seguida, será executado o nivelamento do piso, que ficará aproximadamente 40 cm mais alto do que o atual.”

Ainda que a fase de acabamento esteja em curso, os dois reservatórios para combate a incêndios já começaram a ser construídos. “Já fizemos a armação da estrutura, porque os vergalhões precisam ficar engastados”, explica Samuel, sobre a prática de embutir as barras de aço no piso para garantir uma estrutura mais reforçada. “Cada um dos tanques terá capacidade para receber 50 mil litros de água”.

Centro operacional do Túnel de Taguatinga está em fase de acabamento