29/11/2022 às 09:23, atualizado em 29/11/2022 às 10:00

Cruzeiro chega aos 63 anos com boa estrutura de lazer e mobilidade

Além de ganhar quadras de esporte renovadas e iluminação 100% em LED, região administrativa terá seu principal centro comercial reformado e com acessibilidade reforçada; investimentos são de R$ 2,28 milhões

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Cruzeiro completa 63 anos, nesta quarta-feira (30), repleto de motivos para comemoração de seus aproximadamente 31 mil moradores, contingente apurado na última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad).

Rômulo Cruz mora no Cruzeiro Velho e acompanha os trabalhos: “Tinha muita rua escura por aqui, e agora está excelente” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Tinha muita rua escura por aqui, e agora está excelente”, comemora Rômulo Cruz, 55, morador do Cruzeiro Velho. “A gente caminha com mais segurança e tranquilidade. O governador Ibaneis está fazendo muita obra boa por aí”. Ele cita ainda a construção de mais uma saída para os veículos em direção à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), que facilitou a vida de motoristas da região.

O esporte e lazer também ganharam reforços. Seis de oito quadras poliesportivas foram renovadas. E, em março, o GDF entregou um novo campo de grama sintética na Praça do Gavião, na Quadra 3. Em seguida, ali próximo, foi concluída uma quadra de areia para uso das crianças. A reforma da biblioteca regional tem expectativa de sair do papel em breve.

“É uma cidade que respira esporte, então a comunidade recebeu muito bem os novos campos”, aponta Luiz Eduardo Pessoa. “Além disso, recuperamos mais da metade dos parquinhos infantis, e só faltaram duas quadras de esportes para concluir. Creio que o Cruzeiro está bem-cuidado; uma cidade de 63 anos bem enxuta’”,. 

Atrações culturais

Desde ontem marcando movimentando a região pelas comemorações do aniversário, as atrações do projeto Cultura nas Cidades incluem desde roda de capoeira ao samba da multicampeã Aruc.

“É a última de 28 cidades que recebe o projeto, exclusivamente com artistas locais”,  afirma o diretor de Projetos Especiais da Secec, Leandro Oliveira. “É um apoio importante às atividades culturais de cada região, especialmente em uma época pós-pandemia, que foi difícil para todos.”

Confira, abaixo, a programação, em cartaz ao lado do Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro.

→Terça (29)
16h – Palestra com servidores do Hospital São Mateus
18h – Sarau Cruzeiro em Letras
20h – Show com Sérgio Dame
21h –  Show com Myca

→Quarta  (30)
16h –  Banda Trupe Lendas e Canções
18h –  Grupo de dança Pellinsky
20h –  Apresentação da Escola de Samba Aruc.

Cruzeiro chega aos 63 anos com boa estrutura de lazer e mobilidade