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29/11/2022 às 19:15
Controladoria-Geral realizou evento e reuniu ouvidores e servidores do GDF para apresentar os resultados deste ano
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), reuniu, nesta terça-feira (29), todos os ouvidores e servidores que atuam nas ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF) para participarem da Jornada Sigo-DF – Resultados 2022. O evento é uma oportunidade para apresentar os resultados obtidos no ano e premiar os órgãos selecionados no Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria.
Resultados
Em 2022, a Ouvidoria-Geral do DF focou na acessibilidade, seja para o atendimento das pessoas com deficiência, seja para dar oportunidade a servidores deficientes. Nesta terça-feira (29), durante a Jornada Sigo-DF, a Ouvidoria-Geral também entregou para os ouvidores e servidores que atuam em ouvidorias do GDF a segunda edição do Manual de Atendimento de Ouvidoria – Sigo-DF e a segunda edição do Guia Metodológico e Estratégia de Implantação da Carta de Serviços – GMEI. Os documentos serão publicados no site da CGDF no dia 7 de dezembro, após as contribuições das equipes de ouvidoria, juntamente com o lançamento do Participa DF.
A Ouvidoria-Geral do DF também tem sido fonte de informações estratégicas para todos os setores do governo, inclusive para realizar o próprio controle interno. Em 2020, por meio do Painel da Ouvidoria, todos os dados referentes às demandas de ouvidorias no DF se tornaram públicos e de fácil e rápido acesso para qualquer pessoa consultar e para que os gestores dos diversos órgãos do GDF pudessem tomar decisões baseadas nas informações de necessidade da população.
Afinal, a cada ano, o cidadão do DF participa mais por meio das ouvidorias, com aumento médio anual de 20% nos registros. “Isso representa uma relação de confiança da população com o serviço de ouvidoria”, afirma a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.
Melhores Práticas em Ouvidoria
A Jornada Sigo-DF terminou com a entrega do 7º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria do DF. Um dos vencedores foi a Ouvidoria do Hospital Regional do Gama, com o projeto “Ouvidoria em todos os cantos, da cidade ao campo”. A chefe da Ouvidoria, Eliane de Oliveira, ficou emocionada com o reconhecimento.
“Passamos diversas adversidades na pandemia e a minha equipe ficou envolvida em melhorar o atendimento. Nossa missão era estimular as equipes de saúde a responder os processos de ouvidorias. Fizemos um longo trabalho de conscientização dos nossos servidores. Eu fui a muitas zonas rurais para conversar com cada servidor. E tivemos uma receptividade muito grande. Esse prêmio é a concretização desse trabalho”.
Confira todos os vencedores do 7º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria
– Comunicação entre ouvidorias para promoção de soluções ao cidadão
Banco de Brasília – BRB
Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap
– Fluxos de Tratamento interno das denúncias encaminhadas à Ouvidoria da PGDF
Procuradoria-Geral do Distrito Federal – PGDF
– Mapeamento, acompanhamento e gestão da manutenção de tapa buracos nas vias públicas do Guará através do Google Maps
Administração Regional do Guará
– Ouvidoria e você, semeando para um amanhã melhor
Administração Regional de São Sebastião
– Ouvidoria é cultura
Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)
– Ouvidoria em todos os cantos, da cidade ao campo
Hospital Regional do Gama
– Acessibilidade, mais que um direito, uma questão de amor
Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap)
– Ouvidoria da Sejus em sintonia com a agenda 2030
Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus)
*Com informações da CGDF