Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
02/12/2022 às 14:53, atualizado em 05/12/2022 às 10:15
Programa Saúde na Escola bate recorde de atendimentos em 2022 e GDF planeja ampliar. Ações preventivas são realizadas com dentistas, médicos e outros profissionais
O Programa Saúde na Escola (PSE) encerra 2022 com 198.602 estudantes de 365 escolas do Distrito Federal atendidos pelas ações, realizadas em parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. É a maior cobertura já atingida nos 15 anos de existência da iniciativa. Somente do fim de 2018 para cá, o número de unidades atendidas foi ampliado em 22% e o planejamento é continuar a expansão no biênio 2023-2024.
Nessa quinta-feira (1º), na Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, foi realizado o primeiro seminário do Programa Saúde na Escola da Região de Saúde Centro-Sul. O foco foi reunir gestores das unidades de saúde e de escolas, com o objetivo de planejar a ampliação da parceria para o biênio 2023-2024. Encontros semelhantes têm sido realizados em outras regiões do DF.
“Estamos em fase de expansão e fortalecimento do programa”, explica a coordenadora distrital do Setor Saúde do PSE, Sumara de Oliveira, servidora da Secretaria de Saúde. Ela conta que o programa já atende a 133 unidades de ensino classificadas como prioritárias – creches, unidades rurais, escolas com alunos em medida socioeducativa e escolas com pelo menos 50% dos alunos beneficiários do Auxílio Brasil – e outras 232 não prioritárias. “É o nosso recorde de cobertura e pretendemos ampliar”, destaca.
A integração entre os profissionais das duas áreas é ressaltada pelo coordenador distrital do setor educação do Programa Saúde na Escola, Timóteo Silva, servidor da Secretaria de Educação. “O PSE é um trabalho conjunto. Os professores atuam para ampliar o que a unidade básica de saúde realiza na escola”, acrescenta. Ações pedagógicas também têm se focado em assuntos relacionados à saúde, como atividades relacionadas à alimentação saudável e aos projetos de cultura de paz nas escolas.
*Com informações da Secretaria de Saúde