07/12/2022 às 19:42, atualizado em 07/12/2022 às 20:01

Bombeiros do DF participam de capacitação na área de energia solar

Militares de Minas Gerais, Goiás e Sergipe também estão entre os 375 alunos da formação, que traz abordagem inédita

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

A indústria de energia solar tem crescido consideravelmente no Brasil e, no Distrito Federal, não é diferente. Hoje, são mais de 22 mil empresas do ramo espalhadas em todo o país. Diante de números superlativos envolvendo o tema, o Corpo de Bombeiros do DF deu um pontapé inédito: capacitar militares da corporação a nível nacional para lidar com possíveis casos de incêndio em usinas geradoras de energia solar.

Bruno Resende veio de Sergipe para fazer o curso: “É importante que a corporação esteja atualizada quanto às formas de energia”

Participaram do encontro bombeiros do DF, Goiás, Minas Gerais e Sergipe. Entre os temas abordados nesta primeira palestra, estão a mobilidade e práticas dos arcos elétricos, como combater incêndios em veículo elétrico e híbrido e em painéis solares.

Placas de energia solar e outros equipamentos ligados a essa nova tecnologia foram exibidas aos oficiais. “É a primeira capacitação que estamos trazendo sobre este tema a todos os militares”, destaca o sargento Hugo.

Militar do Corpo dos Bombeiros de Sergipe, Bruno Resende não esperou duas vezes para fazer o curso no DF. “Como o meu estado não dispõe de academia de formação de oficiais, tradicionalmente os cadetes são enviados para os outros estados”, explica. “Os bombeiros têm atuação muito diversificada e é importante que a corporação esteja atualizada quanto às formas de energia, até porque elas podem apresentar riscos”, avalia.

Bombeiros do DF participam de capacitação na área de energia solar