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22/12/2022 às 13:09, atualizado em 22/12/2022 às 16:53
Depois da ativação da faixa exclusiva da EPTG e do aumento da frota de ônibus, Valter Casimiro, da Semob, mostra o que está sendo feito para melhorar os serviços
O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, herdou um caminhão de problemas que pareciam insolúveis. Não se intimidou. Buscou soluções que melhoraram o sistema e estão preparando o Distrito Federal para os desafios que virão, sempre com o mesmo foco: ofertar serviços que permitam aos moradores ir e vir com conforto, segurança e menos tempo no trânsito. Entre as conquistas, Casimiro relaciona a ativação da faixa exclusiva para ônibus na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que estava sem uso há mais de dez anos, além do aumento da quantidade de coletivos e a renovação de parte da frota de ônibus. E mais: construção e reforma de terminais rodoviários; novos abrigos de passageiros; 70 estações de bicicletas compartilhadas e a expansão da malha cicloviária. Para os próximos quatro anos do Governo Ibaneis Rocha, está no radar da Semob firmar parcerias com empresas privadas para que administrem a Rodoviária do Plano Piloto e o Metrô, e toquem a Zona Verde e o VLT na Avenida W3. “Melhorou bastante, mas ainda há muito o que fazer. Avançamos e vamos avançar mais”, garante Casimiro nesta entrevista. Confira.
AB – O projeto prevê a expansão das linhas do Metrô?
VC – O GDF vai encaminhar o processo de ampliação da linha de Samambaia e da linha de Ceilândia para ganhar mais duas estações e atender melhor essas regiões. O projeto de Samambaia está sendo aprimorado e acredito que no início do ano a gente retoma essa licitação no Metrô para dar andamento na obra ainda no primeiro semestre.
AB – No caso do VLT, qual a situação desse projeto?
“É preciso aumentar no mínimo 20% da frota para atender a demanda. Já estabelecemos que as empresas devem aumentar a frota em 5%. Temos cobrado das empresas que adquiram novos ônibus e elevem o número de coletivos. Três empresas já renovaram 100% da frota”esquerda
VC – O VLT também é um projeto muito importante, mas que acabou sofrendo um pequeno atraso. Isso porque, a regra de tombamento de Brasília não permite que a alimentação de energia seja de forma aérea, como estava incialmente proposto no projeto. Então nos foi solicitado que alterássemos o projeto. Acatamos. Trocamos o sistema de alimentação por catenária, que é um sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea, pelo modelo de alimentação por trilho.
AB – A frota de ônibus do DF foi, está sendo ou será renovada?
VC – Temos consciência de que há essa necessidade de se aumentar a oferta de ônibus. É preciso aumentar no mínimo 20% da frota para atender a demanda. Já estabelecemos que as empresas devem aumentar a frota em 5%. Temos cobrado das empresas que adquiram novos ônibus e elevem o número de coletivos. Três empresas já renovaram 100% da frota.
AB – O que vem sendo feito para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte?
“Dispomos de um sistema de bicicletas compartilhadas com oferta de 530 bikes em 70 estações no centro de Brasília. Vamos fazer novas licitações para levar a bicicleta compartilhada para outras cidades do DF”esquerda
VC – O DF tem a segunda maior malha cicloviária do país, com mais de 636 km de extensão. Já concluímos e vamos tirar do papel vários projetos para a implantação de novas ciclovias. Vamos priorizar as ligações das ciclovias já implantadas para fazer as ligações das regiões administrativas com a área central de Brasília. Além disso, dispomos de um sistema de bicicletas compartilhadas com oferta de 530 bikes em 70 estações no centro de Brasília. Vamos fazer novas licitações para levar a bicicleta compartilhada para outras cidades do DF.
*Colaboração: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Mobilidade