31/01/2023 às 18:11, atualizado em 31/01/2023 às 18:24

Parceria garante atendimento ginecológico para mulheres quilombolas

Ao longo desta semana serão realizadas 160 mamografias, 150 exames de citopatologia e 100 consultas ou colocação de DIU

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Parceria entre as secretarias da Mulher (SMDF) e de Saúde (SES) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) garantiu, ao longo desta semana, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Jataí, próximo a São Sebastião, a realização de 410 procedimentos ginecológicos para mulheres do Quilombo Mesquita, localizado na divisa entre DF e Goiás, próximo à Cidade Ocidental, e da Comunidade de Barreiros, em São Sebastião. Serão disponibilizados 160 exames de mamografias, sendo 32 por dia, 150 de citopatologia, 30 diariamente, e 100 consultas, 20 por dia. As consultas podem ser trocadas por implantação de dispositivo intrauterino (DIU). A SMDF disponibilizou uma van para levar até a unidade escolar as pacientes que precisarem de condução.

A coordenadora do Fórum Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado, Simone Barros, diz que o atendimento desta semana foi um pedido das quilombolas

A titular da diretoria de Mulher Rural da Secretaria da Mulher, Simone Barros, diz que o atendimento desta semana foi um pedido dos quilombolas ao Fórum Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado, coordenado por ela. O grupo se reúne a cada dois meses, no Palácio do Buriti. “Quando nos encontramos, discutimos quais os locais que estão precisando de atendimento e levamos os serviços. Numa reunião foram pedidos esses serviços para as mulheres quilombolas. Criamos uma parceria com o Sesc e com a Secretaria de Saúde para prestar a assistência”, explica Simone. Para o CEF Jataí, o Sesc levou a Carreta da Mulher, mamógrafo e profissionais.

A diretora do CEF Jataí, Leda Rodrigues, conseguiu incluir cerca de 150 mães de alunos da escola no grupo a ser atendido pela campanha. “Incluí essas mães, porque esse é um lugar de difícil acesso, com grande demanda de serviços de saúde”, destaca.

Parceria garante atendimento ginecológico para mulheres quilombolas