07/02/2023 às 13:53, atualizado em 07/02/2023 às 17:35

Secretarias se unem para contratar mão de obra carcerária

Parceria entre Sejus e Seape visa incentivar atividades destinadas a ressocializar por meio de capacitação profissional

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

“Precisamos entregar à sociedade um cidadão diferente do que foi recolhido ao cárcere, e isso só é possível se oferecermos oportunidades”Wenderson Teles, secretário de Administração Penitenciáriaesquerda

Uma parceria entre a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) – órgão ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) – e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) vai viabilizar a contratação de mão de obra carcerária, com a iniciativa privada, em atividades destinadas à capacitação profissional. Os trabalhos serão desempenhados nos âmbitos extramuros e intramuros nas unidades prisionais.

“Acreditamos que os pilares para a reinserção social e o retorno do reeducando ao convívio social são a educação, qualificação profissional e trabalho”, afirma o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles. “Precisamos entregar à sociedade um cidadão diferente do que foi recolhido ao cárcere, e isso só é possível se oferecermos oportunidades. Sem dúvida, a contratação de mão de obra carcerária é o caminho para que a ressocialização ocorra efetivamente.”

“Nossa missão é contribuir para a recuperação social do preso e para a melhoria de suas condições de vida, oferecendo treinamento profissional e oportunidades de trabalho remunerado, buscando a diminuição da criminalidade”Deuselita Martins, diretora-executiva da Funapdireita

Recuperação 

“Essas oportunidades de trabalho, sobretudo as que ofertam cursos profissionalizantes para os egressos, servem como um efetivo instrumento de ressocialização, pois aprimoram o desenvolvimento de habilidades dos reeducandos, auxiliam na educação e promovem a empregabilidade”, avalia a  secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “É notório o auxílio que essas vagas significam para os reclusos e suas famílias.”

Os interessados deverão se dirigir à  sede da Funap (SIA Trecho 2, lotes 1835/1845), onde poderão preencher requerimento como tomadores de serviço endereçado à Diretoria Executiva da fundação, anexando os documentos e cumprindo os termos exigidos na  Resolução nº 02/2019.

“Nossa missão é contribuir para a recuperação social do preso e para a melhoria de suas condições de vida, oferecendo treinamento profissional e oportunidades de trabalho remunerado, buscando a diminuição da criminalidade no âmbito do Distrito Federal”, explica a  diretora-executiva da Funap, Deuselita Martins. Ela lembra ainda que as empresas terão custo reduzido na contratação de reeducandos.

Confira mais detalhes da chamada pública da Funap.

*Com informações da Sejus