08/02/2023 às 10:28, atualizado em 08/02/2023 às 10:29

ETA Rio Descoberto, que abastece 60% da população do DF, completa 37 anos

Estação de Tratamento de Água é a maior do Distrito Federal e atende 15 regiões administrativas

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Responsável por 50% da água produzida na capital, o que corresponde ao atendimento de quase 60% da população do Distrito Federal, a Estação de Tratamento de Água Rio Descoberto (ETA RD) completou 37 anos.  A ETA atende 15 regiões e é a maior unidade de tratamento de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Estação recebe visita de técnicos de diversos países e de alunos de escolas públicas

Segundo o gerente dos Sistemas Produtores de Água Descoberto e Brazlândia, Wellington Ribeiro de Freitas, a partir de  2010 a companhia intensificou os investimentos na automação das unidades operacionais, incluindo a ETA RD. “Com isso, houve o desenvolvimento de um novo sistema de supervisão e infraestrutura composta por rede de transmissão, equipamentos, instrumentação de processo e nova sala de operação, propiciando, assim, melhoria das condições operacionais da unidade e da estabilidade do processo”, esclarece o gerente.

Pelo tamanho e por sua arquitetura permitir a visualização da água que chega à estação, a ETA RD recebe um elevado número de visitantes todos os anos. Técnicos de diversos países e outras companhias de saneamento vão à unidade para conhecer o sistema, considerado uma referência. Em 2019, a estação recebeu a visita de quase 1.400 pessoas, entre alunos de escolas públicas e outras instituições. Com a pandemia, as visitas estiveram suspensas, mas foram retomadas em agosto de 2022.

*Com informações da Caesb