Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
21/02/2023 às 14:53, atualizado em 03/03/2023 às 15:56
Programação de Carnaval do Zoológico ofereceu adornos com cara de bichos para a garotada e conhecimentos sobre a fauna do bioma local
No embalo do Carnaval, o Zoológico teve um dia de grande movimento nesta terça-feira (21). E um atrativo a mais para divertir a criançada e conscientizá-las: a produção de máscaras de animais para a folia e a exposição de peças do Museu de Ciências Naturais. Uma oportunidade para elas se lembrarem de alguns dos nossos bichos do cerrado e de como ajudar a preservá-los.
“O jacaré, pra mim, é o mais legal, porque ele fica na água, é esperto”, contou. “Adoro os bichos e lá na roça vejo muitos tatus com o meu avô”, complementou o garotinho. Já a pequena Laura Rodrigues, 7, veio de Paracatu (MG) com os pais conhecer o Zoo. Sua opção: a máscara de onça-pintada. “Colei papel colorido nela para ficar mais bonita. E vou ver os animais agora”, avisou . O tatu, o papagaio, o lobo-guará e o tamanduá eram os outros disfarces disponíveis.
Animais taxidermizados
Quem passou pela tenda também pôde observar alguns exemplares de animais taxidermizados dispostos em uma mesa. A técnica é conhecida popularmente como empalhamento e mantém as características dos bichos, como tamanho e formato. A meninada se impressionou com o tamanduá, o carcará, o jacaré e outros ali disponíveis para serem observados. Eles integram o acervo do museu.
“Pensamos nessas duas ações como uma forma de chamar a atenção para o cerrado, que é o bioma daqui. Lembro ainda que usamos cola orgânica, feita de polvilho, e nada de material de origem biológica nas máscaras”, destacou o supervisor de Educação Ambiental do Zoológico, Jean Liberato. “Muitos chegam aqui querendo ver o leão, a zebra, que são de fora [do cerrado]. E apresentamos outros animais daqui da região, que têm uma história fantástica e podem enriquecer o conhecimento deles”, salientou.
Funcionamento
Aos que ainda pretendem visitar o Zoo nesse fim de feriado, o local abre normalmente na quarta-feira de cinzas (22). O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h, com ingressos a R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira). A bilheteria aceita apenas dinheiro e fecha às 16h. Crianças até cinco anos de idade não pagam.