27/02/2023 às 18:22, atualizado em 03/03/2023 às 15:47

Comunidades do Gama e de Santa Maria discutem qualidade de vida nas regiões

Encontro reuniu representantes dos moradores, Polícia Militar, Ministério Público, dos centros de assistência social e de instituições e órgãos da Saúde e Educação

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Trazer as demandas das comunidades e avaliar as ações já implementadas. Esse é o objetivo do encontro de redes intersetoriais Gama e Santa Maria, realizado anualmente para propor medidas que beneficiem as duas regiões administrativas. Entre as ações discutidas no encontro estão a necessidade de criação de um centro de atenção e acolhimento para idosos no Gama, em parceria entre Saúde e Assistência Social, e a criação de mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Santa Maria.

O encontro reuniu representantes dos moradores, Polícia Militar, Ministério Público, dos centros de Assistência Social e de instituições e órgãos que atuam nessas regiões de áreas como Saúde e Educação

“A importância disso é que nós unimos forças para conseguir objetivos em comum que beneficiam toda a comunidade. Com o apoio dessa rede integrada no território de Santa Maria, conseguimos reformar escolas, posto de saúde, quadras de esporte”, reitera a presidente da Associação dos Moradores de Porto Rico, Terezinha da Silva Rocha, uma das coordenadoras da Rede Integrada de Santa Maria.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Saúde do Gama e integrante da rede intersetorial da região, Enoquio Sousa Rocha, cada rede integrada promove reuniões mensais. “Os encontros entre as duas redes do Gama e Santa Maria ocorrem anualmente ou sempre que há necessidade de fortalecer o trabalho nas duas regiões administrativas”, pontua.

“Essas ações integradas entre os órgãos envolvendo a comunidade colaboram para que nós, como gestão, possamos atuar de forma mais efetiva para atender à população. São servidores, profissionais, voluntários que trabalham na ponta, conhecem a realidade daquelas comunidades. Na nossa gestão, nós priorizamos esse diálogo com a população por meio das ações intersetoriais”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

*Com informações da Sedes-DF