02/03/2023 às 15:02

Confira o resultado das escolas contempladas pelo projeto Parque Educador

Aulas de campo com estudantes da rede pública começam neste mês; quase 3 mil estudantes participarão do projeto neste primeiro semestre

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O resultado com a lista das escolas contempladas no projeto Parque Educador 2023 já está disponível neste link. A iniciativa permite que os estudantes da rede pública tenham vivências, experiências e aprendizados relacionados ao programa Currículo em Movimento em seis unidades de conservação do DF. Os encontros começam já neste mês.

Os representantes das escolas interessadas participaram da seleção entre 1º e 24 de fevereiro. O projeto é uma parceria entre as secretarias de Educação (SEE), Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e Brasília Ambiental. O projeto é desenvolvido desde 2018. São ministradas aulas de campo nas unidades de conservação onde os estudantes aprendem na prática, de maneira processual e duradoura.

Das 244 turmas inscritas, 72 foram contempladas para as aulas. Ao total, 2.880 estudantes participarão do projeto neste primeiro semestre com um trabalho processual e pedagógico em educação ambiental e patrimonial.

Os encontros ocorrem na Estação Ecológica Águas Emendadas/Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), no Parque Ecológico Águas Claras, no Parque Ecológico Três Meninas (Samambaia), no Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga), no Parque Ecológico do Riacho Fundo e no Monumento Natural Dom Bosco/Centro de Práticas Sustentáveis (CPS).

As atividades são coordenadas por professores da SEE para desenvolver ações ecopedagógicas e lúdicas que abordam as temáticas ambientais e patrimoniais. Entre os temas, destacam-se água, cerrado, diversidade, cultura, sustentabilidade, mudanças climáticas, fauna e flora e práticas integrativas de saúde. A própria natureza e seus atrativos funcionam como tutores da garotada.

*Com informações da Secretaria de Educação