09/03/2023 às 20:32, atualizado em 10/03/2023 às 09:41

Dia da Ouvidoria celebra protagonismo na melhoria dos serviços públicos

Servidores que atuam nas ouvidorias dos órgãos do GDF mostram ações que resultaram em avanços para os cidadãos

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), realizou, nesta quinta-feira (9), no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), um encontro especial para celebrar o Dia da Ouvidoria, comemorado em 16 de março. Com a presença dos servidores que atuam nas ouvidorias dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), além de outros convidados, o evento foi para homenagear o protagonismo das ouvidorias na melhoria dos serviços disponibilizados para a população.

O controlador-geral do DF, Daniel Lima (E), e o presidente do Codese, Leonardo Oliveira de Ávila, assinaram acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações e estudo que vão melhorar as políticas públicas voltadas para a ouvidoria

A comemoração contou com a presença da ouvidora-geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza; do deputado distrital e ouvidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Jorge Vianna; do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Oliveira de Ávila; e do secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos.

Durante o evento, o controlador-geral do DF e o presidente do Codese assinaram acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações e estudo que vão melhorar as políticas públicas voltadas para a ouvidoria e, consequentemente, a vida das pessoas do DF.

Além disso, a Ouvidoria-Geral lançou a publicação Atuação e Interação das Ouvidorias Sigo/DF, que traz o relato de casos das práticas vencedoras do concurso “Melhores Práticas em Ouvidoria Pública” como inspiração e referência para outras iniciativas.

Protagonismos

Os ouvidores tiveram a chance de relatar, em um bate-papo durante o evento, as práticas que desenvolveram para melhorar o serviço público e o atendimento ao cidadão. A ouvidora Michelle Pinheiro, da Administração Regional do SIA, destacou o caso de quando atuava na ouvidoria da Administração Regional do Guará, contando que a ouvidoria recebia inúmeras reclamações e solicitações de tapa-buraco e que não havia uma organização efetiva para que as demandas fossem atendidas.

“Nós chamamos a área técnica para atuarmos juntos para solucionar essas demandas. Fizemos o mapeamento completo do Guará por meio do Google Maps, que é uma ferramenta gratuita de georreferenciamento, e fizemos marcações das necessidades, por exemplo, locais mais críticos, locais com necessidade de recapeamento, entre outros. Dessa forma, conseguimos dar agilidade no atendimento das demandas. Compartilhamos esse mapeamento com a Novacap e, com isso, além da agilidade, conseguimos planejar questões como a quantidade de massa asfáltica necessária, a contratação de caminhões para realizar os trabalhos e ainda realizar mutirões. Aumentamos consideravelmente nossa resolutividade com essa iniciativa”, conta Michelle.

Já em São Sebastião, o problema era relacionado a uma área pública em que, constantemente jogava-se entulho de forma irregular. A ouvidora da Administração Regional de São Sebastião, Josenice de Souza, explicou o caso: “A população nos procurava para que fosse dada uma solução definitiva para a questão do entulho jogado irregularmente nessa área pública. Nós engajamos todos os servidores da ouvidoria, conseguimos limpar a área. Foram recolhidos mais de 80 caminhões de entulho. Depois disso, a população também se engajou e todos nós, servidores e população, colocamos literalmente a mão na massa e fizemos o plantio de mudas e a revitalização da área, que hoje é usada para lazer. Esse exemplo foi replicado para uma segunda área de São Sebastião em que conseguimos, inclusive, recuperar uma nascente”, diz.

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal