13/03/2023 às 18:18, atualizado em 13/03/2023 às 19:45

Avança montagem do sistema de combate a incêndio do Túnel de Taguatinga

Rede de dutos que levará água aos hidrantes do complexo viário está quase pronta – dos 1.500 metros de tubulação, 1.150 já estão fixados

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A montagem do sistema de combate a incêndio do Túnel de Taguatinga tem avançado com rapidez. Depois de um mês de trabalho, a tubulação que levará água até os hidrantes do complexo viário está quase toda instalada. Dos 1.500 metros de dutos vermelhos feitos de aço galvanizado, 1.150 já estão acomodados ao longo da passagem subterrânea.

A fixação dos pesados tubos, cada um com seis metros de comprimento, é feita com a ajuda de suportes metálicos. “Essas peças são chumbadas na lateral do túnel, perto da laje superior, a cada quatro metros”, conta o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra. “Abrimos pequenos recortes nas placas cimentícias usadas como revestimento para ter acesso à parede”.

Para abastecer os hidrantes, dispostos em intervalos de 60 metros, a tubulação será ligada a dois reservatórios localizados na sala de comando do Túnel de Taguatinga. Cada um dos tanques tem capacidade para 50 mil litros de água. “É um sistema pressurizado com a ajuda de duas bombas”, explica André. “Instaladas na casa de máquinas de incêndio, elas entram em ação toda vez que o registro é aberto”.

O sistema de combate a incêndios do Túnel de Taguatinga terá, ainda, sete saídas de emergência munidas de portas corta-fogo, além de 52 ventiladores que vão garantir a boa qualidade do ar na passagem. A potência dos equipamentos será controlada de forma automatizada, por sensores de fumaça.

Avança montagem do sistema de combate a incêndio do Túnel de Taguatinga