23/03/2023 às 20:59, atualizado em 24/03/2023 às 08:42

Voos diários de Brasília para Lima começam neste domingo (26)

Retomada da operação deve fortalecer turismo e economia do Distrito Federal; voos serão realizados pela Latam e terão duração média de cinco horas

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Os voos diretos de Brasília para Lima, capital do Peru, começam neste domingo (26). A rota havia sido interrompida em abril de 2020, devido ao avanço da pandemia de covid-19 e às restrições sanitárias internacionais. A operação será realizada pela companhia aérea Latam, no Aeroporto Internacional de Brasília.

O secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, e o secretário de Turismo, Cristiano Araújo

“O voo reduzirá pela metade o tempo de viagem entre o Distrito Federal e a capital peruana, se comparado com um voo com conexão”, acrescentou a coordenadora de Relações Institucionais de Sustentabilidade da Latam, Ligia Sato. “Hoje, é possível chegar a Lima a partir de Guarulhos, em São Paulo, do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Porto Alegre. E agora lançamos a quarta rota, que facilitará a chegada de brasilienses a destinos internacionais muito procurados, como o Caribe”, completou.

De acordo com  o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, a retomada da operação evidenciará o potencial turístico da capital federal. “Agora, o grande desafio é promover a nossa cidade em Lima, para que possamos atrair os peruanos a Brasília”, destacou.

A fim de viabilizar a volta do voo direto de Brasília a Lima, a alíquota do querosene de aviação (QAV) foi reduzida de 12% para 7%. O secretário de Fazenda, Itamar Feitosa, adiantou que o imposto deve ficar ainda menor. “Já pensamos em diminuir para 6%, mas, com a possibilidade de trazer mais voos para o Distrito Federal, analisamos a redução para 4%, o que dependerá da contrapartida da Inframerica”, pontuou.

Voos diários de Brasília para Lima começam neste domingo (26)