24/03/2023 às 15:16

Estudantes da rede pública integram comitês de Jovens pela Sustentabilidade

Mobilização faz parte das ações que marcam o Dia Mundial da Água

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), com o apoio do Projeto CITinova e parceria da Secretaria de Educação (SEE), está mobilizando estudantes do ensino médio nas escolas da rede pública do DF para maior conscientização ambiental. A iniciativa resultou na formação de cinco comitês de Jovens pela Sustentabilidade, com 165 membros, em quatro centros de Ensino Médio (CEM): Taguatinga, Samambaia, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo.

Na quinta-feira (23), no CEM Urso Branco do Núcleo Bandeirante, o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, entregou aos estudantes e professores os certificados de participação nas atividades e reconhecimento pela criação dos comitês.

“Com as atividades de mobilização nas escolas, a comunidade escolar teve a oportunidade de compreender a importância de adotarmos boas práticas que colaborem para a construção de ambientes sustentáveis, gerando assim mais qualidade de vida”, disse o secretário.

“Esse trabalho é muito importante para que a gente possa, cada vez mais, formar cidadãos mais conscientes com a sustentabilidade. O mau uso dos nossos recursos gera uma série de danos ao planeta. Então, valorizamos muito esse trabalho de conscientização dos estudantes, que podem repassar esse conhecimento e influenciar positivamente toda uma comunidade”, complementou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Planejamento integrado

A subsecretária de Assuntos Estratégicos, Márcia Coura, apresentou as ações de planejamento integrado e tecnologias para cidades sustentáveis que vêm sendo implementadas pela Sema e pelo projeto CITinova, nas áreas de abrangência das bacias hidrográficas do Paranoá e Descoberto, principais fontes de abastecimento hídrico da população do DF.

As quatro escolas que formaram os comitês estão localizadas nas duas bacias do Paranoá e do Descoberto, principais fontes de abastecimento hídrico do DF, e são potenciais multiplicadoras das boas práticas de sustentabilidadeesquerda

Uma das ações foi a restauração de 80 hectares de áreas de preservação permanente (APPs), nascentes e recarga, por meio do plantio de espécies nativas do cerrado e da implantação de 20 hectares de sistemas agroflorestais mecanizados, além de pesquisas e inovações de boas práticas na agricultura familiar.

As quatro escolas que formaram os comitês estão localizadas nessas duas bacias e, de acordo com o subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Glauco Amorim, são potenciais multiplicadoras das boas práticas de sustentabilidade. “Estamos fazendo um trabalho de ideias sobre água, resíduos sólidos e energia renovável, todos temas transversais que se conectam com o meio ambiente”, destacou.

A estudante Ludmylla Gonçalves, líder do comitê de 24 alunos do CEM Urso Branco do Núcleo Bandeirante, compartilhou os planos para este ano: fazer uma horta para plantio de temperos que serão utilizados no preparo do lanche na escola e montar uma composteira com os resíduos orgânicos da cozinha para gerar adubo.

“Se você planta, você sente mais vontade de comer aquele alimento. Como sentimos falta de um tempero verde na comida da escola, resolvemos apresentar esse projeto de horta e envolver toda a comunidade escolar”, contou Ludmylla.

Educação ambiental

Nesta sexta-feira (24), o CEM 01 do Riacho Fundo receberá a equipe da Sema, do CITinova e da SEE para certificar a formação de um comitê de 55 alunos. Na segunda-feira (20), foi a vez de o CEM de Taguatinga Norte receber a visita da Sema, CITinova e SEE. Lá, os alunos formaram dois comitês de Jovens pela Sustentabilidade, com 63 participantes. Os estudantes Maria Eduarda e André Gabriel nomearam o comitê de Defensores da Natureza e já estão se organizando para desenvolver mecanismos de reaproveitamento de água para irrigação da horta.

A professora de biologia do CEM Taguatinga Norte Abiely Ribeiro falou da importância da ação para complementar a educação ambiental dos alunos: “A palestra oferecida pela Sema foi uma forma de conscientização ainda maior, principalmente em relação ao uso da água. Os alunos tiveram diversas ideias, que partiram deles, de reaproveitamento da água para rega da nossa horta”. A visita ao CEM 414 de Samambaia também foi no dia 20.

Os alunos de todas as escolas receberam certificados de participação nas atividades e de formação dos comitês, além de chapéus. A técnica em recursos hídricos do projeto CITinova, Andréa Carestiato, ressaltou que os certificados são um símbolo de esperança: “Esse certificado significa que acreditamos nas boas práticas que podem fazer parte da mudança, para melhor, na realidade de cada um de vocês”.

Os alunos foram convidados a assinar o Pacto pela Sustentabilidade do DF, no qual um trecho destaca: “Declaro que quero contribuir para a sustentabilidade ao proteger e restaurar o bioma cerrado – o berço das águas do Brasil-, com as ações voltadas para transformar os ambientes urbanos em espaços mais sustentáveis para se viver”.

As atividades nas escolas fazem parte da frente de mobilização social do projeto CITinova de desenvolvimento integrado, cujas ações começaram na Semana do Meio Ambiente de 2022. Antes desse momento da Semana Mundial da Água, alunos de dez escolas do DF participaram de palestras e plantios com o objetivo de trazer conscientização sobre o contexto hídrico do Distrito Federal.

*Com informações da Sema