05/04/2023 às 16:06

Peixe seguro para consumo na Semana Santa

Órgãos do GDF intensificam a fiscalização de pescados comercializados na capital 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em função do aumento do consumo de pescado observado todos os anos durante a Semana Santa, as secretarias de Agricultura (Seagri) e de Saúde (SES) empreenderam uma ação conjunta para reforçar a fiscalização de peixes, camarões e outros tipos de produtos comestíveis processados e comercializados no Distrito Federal.

Pescados foram o alvo principal da operação conjunta, que apreendeu 1,3 mil kg de produtos irregulares

Os produtos apreendidos estavam em desacordo com a legislação ou acondicionados em condições inadequadas, explica o diretor da Dipova, Marco Antônio Martins. “Identificamos até mesmo uma indústria que funcionava de forma clandestina, sem qualquer tipo de registro na Dipova ou no Ministério da Agricultura”, informa. “Isso representa um enorme risco ao consumidor, por não ter nenhum tipo de garantia quanto à procedência e à segurança do produto que adquire”. 

Apesar do volume de pescados apreendidos durante a ação conjunta, o diretor da Dipova avalia que a maior parte dos estabelecimentos fiscalizados obedece rigorosamente às legislações sanitárias. “Observamos que a maioria das agroindústrias e dos estabelecimentos comerciais estão trabalhando de acordo com a legislação, produzindo e vendendo produtos com os controles sanitários necessários para fornecer alimentos seguros aos consumidores”, assegura.

*Com informações da Seagri