05/04/2023 às 19:22, atualizado em 05/04/2023 às 20:05

Sala técnica do Túnel de Taguatinga é revestida com cerâmica

Acabamento já foi instalado em três setores da área de comando. Operários trabalham agora no revestimento do depósito de lixo

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O piso da sala de comando do Túnel de Taguatinga começou a ser revestido com cerâmica. O serviço foi concluído nos setores de manutenção elétrica, apoio à operação viária e manutenção eletrônica. Agora, os operários se dedicam à instalação do revestimento da área destinada ao depósito de lixo.

“O rejunte dos espaços onde a cerâmica já está assentada também começou a ser feito”, conta o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra do Túnel de Taguatinga. “As próximas áreas a receberem o revestimento serão os banheiros feminino e masculino e a copa.”

A sala técnica do Túnel de Taguatinga foi construída em um grande salão de 1.734 m² localizado na porção central da passagem subterrânea, logo acima da laje superior. O espaço vai abrigar centrais de monitoramento, três geradores de energia, quatro transformadores, 14 painéis de energia e dois reservatórios de combate a incêndio, além de outras estruturas.

Os inúmeros cômodos fazem da sala de comando do Túnel de Taguatinga um verdadeiro labirinto. A área terá 21 janelas de modelos variados, a maioria com esquadrias de alumínio. O número de portas também impressiona: serão 49, de diferentes modelos e grandezas.

“Algumas medem 1,10 m x 2,10 m, outras 80 cm x 2,10 m. Temos também modelos de 1,70 m x 2,10 m, usados nas salas de bateria e de transformador. Esses equipamentos são grandes”, cita Renes Cândido, outro engenheiro civil que atua na construção do Túnel de Taguatinga. “Ao todo, serão 36 portas de alumínio e 13 portas corta-fogo.”

Sala técnica do Túnel de Taguatinga é revestida com cerâmica