09/04/2023 às 11:19, atualizado em 09/04/2023 às 11:22

Detran promove ações educativas para crianças de 4 a 10 anos

As atividades são realizadas nas escolas públicas e particulares. Para participar, basta agendar com o órgão

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Trânsito também é assunto de criança. Todos os dias, o caminho da escola ou do lazer pode ser um desafio para milhares de crianças e adolescentes brasilienses. Para facilitar esses percursos e educar para o trânsito, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem levado para as escolas públicas e particulares o programa de Literatura Infantil nas Escolas. A iniciativa é voltada para crianças na faixa etária de quatro a dez anos.

Com direito a animação e ludicidade, as crianças conhecem a história dos personagens do primeiro livro infantil de educação no trânsito do Detran. O livro Transitando consciente todo mundo fica contente conta a história de Tadeu, que foi morar em uma cidade grande, com um trânsito movimentado e repleto de novidades.

Aline Campos é a autora da publicação e servidora do órgão há 12 anos. Ela conta que a obra foi criada e pensada para ampliar o vínculo das crianças com a vida no trânsito. “A história infantil com os personagens Tadeu, Clarisse e Benito, além de informar sobre as regras de trânsito para o mundo infantil, auxilia as crianças a construírem um senso de responsabilidade em seus primeiros passos nas ruas. Com ludicidade e muito colorido, levamos ensinamentos valiosos, como onde é legal brincar, como se anda nas calçadas, como fazer a travessia das vias, entre outros ensinamos. E apresentamos também todos os elementos do trânsito”, explica a servidora.

Outro ponto levantado pela escritora é que as crianças levam os ensinamentos para dentro de casa: “As crianças conseguem repassar essas regras aprendidas para os pais e até mesmo cobram deles no trânsito”. Aline é autora de outros dois livros infantis: A libélula e o bater de suas asas e O que é o que é? Vive nas águas geladas e canta feito passarinho?.

Ao visitar as instituições educacionais, além das apresentações e do lúdico com os personagens do livro em tamanho real, o Detran doa para as escolas exemplares do livro e todo um material pedagógico para que os professores possam trabalhar a educação no trânsito em sala de aula | Foto: Divulgação

A equipe de professores da Diretoria de Educação de Trânsito ministra palestras em salas de aula visando a divulgação e orientação dos temas sobre educação de trânsito abordadas nos livros utilizando encartes confeccionados a partir dos temas abordados nos livros.

As escolas públicas e particulares interessadas em receber as ações educativas do Detran podem entrar em contato com a Gerência de Ações Educativas pelo e-mail gerat@detran.df.gov.br.