28/04/2023 às 10:25

DF tem 28 jardins de infância em sete coordenações regionais de ensino

No Dia Mundial da Educação, a SEE ressalta a importância de atender bem estudantes

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta sexta-feira (28), é celebrado no Brasil e em mais 163 países o Dia Mundial da Educação, data instituída durante o Fórum Mundial de Educação de 2000. Na data que simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento educacional até 2030, a Secretaria de Educação (SEE) mostra a importância de oferecer um atendimento de alta qualidade às crianças matriculadas na rede pública de ensino.

No DF, há 28 jardins de infância espalhados por sete coordenações regionais de ensino (CREs) | Foto: Jotta Casttro/SEE

“Nossos alunos são encorajados a irem ao banheiro sozinhos, sem a necessidade de pedir permissão, pois não precisam sair da sala”, explica a professora Quéren Sena. “Nós damos as orientações sobre as questões de higiene e fazemos a supervisão, mas eles têm total autonomia e ficam felizes por isso.”

Universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças dessa idade é prioridade do Plano Distrital de Educação (PDE), que estabelece metas a serem cumpridas até 2024. Estudantes dessa faixa também são atendidos nos centros de educação infantil (CEIs) e em escolas classe em todo o DF.

A escola também possui uma horta comunitária da qual as crianças cuidam juntamente com as professoras, uma sala de leitura onde os estudantes escutam histórias e aprendem a manusear  livros adequados para sua idade, uma casa de madeira para brincadeiras e um parque que vive cheio. “O que eu mais gosto aqui é o parquinho com areia”, diz Marina Ferreira Morais, 5. Já sua colega Liz Soares, da mesma idade, aponta outro atrativo da escola: “O que mais gosto é a comida daqui”.

*Com informações da Secretaria de Educação