08/05/2023 às 19:46

Concluído mutirão de manutenção no Metrô-DF

Companhia executou mais de uma dezena de intervenções nas vias, túneis e estações 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

No último domingo (7), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal interrompeu a circulação de trens para executar ações de manutenção. Ao todo, 110 colaboradores, entre empregados do Metrô-DF e terceirizados, participaram do mutirão.

Entre as ações, foi executada a etapa final de manutenção no trecho da via entre as estações Águas Claras e Taguatinga Sul, danificada devido à queda de fios de alta tensão nos trilhos – decorrente das chuvas intensas em 16 de abril. Com isso, a restrição de velocidade foi retirada.   

Além disso, foram iniciados os trabalhos de socaria, que consiste em compactar, de forma mecanizada, todo o lastro (brita) sob os dormentes. Esta manutenção é necessária para proporcionar maior conforto e segurança aos usuários.

Continuidade

A ação foi iniciada na Asa Sul e seguiu até a altura da subestação retificadora que fica entre as estações Feira e Shopping, abrangendo um total de 9 km de via. Essa atividade ocorrerá em outros trechos durante as madrugadas por aproximadamente mais três meses.

Também houve trocas de peças e equipamentos em dois pontos, levantamentos topográficos em dois trechos, ajustes em dormentes de concreto que possuem suporte do terceiro trilho e atividades de roço e capina entre as estações Asa Sul e Arniqueira, bem como o início das obras no trecho a partir da estação Centro Metropolitano em direção a Ceilândia e da área do pátio de manutenção.

Foi feita poda de árvores na área interna da Estação do Metrô Ceilândia e ao longo de todo o trecho onde a vegetação pudesse interferir na área operacional. Também foram realizados serviços na Estação Praça do Relógio – que continuarão durante a semana – e manutenções preventivas nas escadas rolantes das estações de túnel.

Segundo o Metrô-DF, a manutenção é diária e frequente, em especial durante a madrugada, quando não há circulação de trens. Eventualmente, ações diurnas são necessárias na linha. 

*Com informações do Metrô-DF