09/05/2023 às 18:53, atualizado em 10/05/2023 às 08:24

Programa do GDF leva mais de 150 estudantes a visitas em embaixadas

Desenvolvido pela Secretaria de Relações Internacionais, o Pepa aproxima alunos de escolas públicas a missões diplomáticas e levará embaixadores às escolas

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Embaixada do Bahrein – pequeno território localizado no Oriente Médio, próximo à Arábia Saudita e ao Catar – abriu suas portas, nesta terça-feira (9), para 21 estudantes da Escola Classe 111 Sul. A manhã foi de diversão e muito aprendizado para a garotada que participou do Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa), realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (Serinter).

Além de conhecerem o país africano, os alunos do CEF 4 de Sobradinho também provaram na Embaixada de Cabo Verde a tradicional sopa de milho e carnes, a cachupa rica

“O Pepa promove um intercâmbio importante com ganhos para todos: tanto os estudantes, que têm a oportunidade de conhecer outras culturas, quanto os embaixadores, que conhecerão mais sobre a educação brasileira, principalmente a aplicada no Distrito Federal”, destacou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.

Viagens em minutos

Na semana passada, outras duas embaixadas foram visitadas. Na primeira, 22 estudantes do Centro de Ensino Fundamental 4, de Sobradinho, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre Cabo Verde, país africano que também fala português, e até provar da tradicional sopa de milho e carnes, a cachupa rica.

“É um momento único para a embaixada porque é muito importante ter essa troca com o país onde estamos inseridos, manter a conectividade, e fazer com que estudantes, mesmo sem entrar em um avião, estejam em Cabo Verde, ainda que por alguns minutos”, ressaltou a ministra da Missão Diplomática, Maria Goretti Santos.

Já o Centro de Ensino Fundamental 15, de Taguatinga, levou 22 alunos para aprender sobre a Indonésia, país que é considerado o maior arquipélago do mundo. “Sejam todos bem-vindos nesta viagem à Indonésia”, disse o embaixador Edi Yusup às crianças, antes da apresentação de um vídeo mostrando a história, os costumes e a cultura do país. A culinária – que foi servida aos alunos como o famoso bolinho de gergelim e o macarrão frito -, e as vestimentas tradicionais do país asiático foram o que mais chamaram a atenção dos estudantes.

*Com informações da Serinter-DF