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17/05/2023 às 18:26, atualizado em 17/05/2023 às 22:12
Parceria entre órgãos da União e do DF facilitará o encaminhamento de pedidos do cidadão, independentemente do canal escolhido para o registro
Foi criada, esta semana, a Rede de Ouvidorias Públicas do Distrito Federal, a Rede Ouvir DF, com o objetivo de que os órgãos atuem para unificar os serviços de ouvidoria, elaborando ferramentas e fluxos que facilitem o atendimento ao cidadão, de forma que ele seja atendido, independentemente do local que tenha escolhido registrar. Atualmente, cada instituição tem o próprio modo de gerir suas ouvidorias e essa parceria busca estruturar esses andamentos. A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) participou da solenidade de assinatura do termo de cooperação para a criação da Rede Ouvir DF na terça-feira (16), no auditório do TJDFT.
“Não é o cidadão quem tem que estudar ou se empenhar para saber o órgão certo. Essa responsabilidade é nossa. Nós temos que trabalhar para que a população seja atendida onde quer que vá”Daniel Lima, controlador-geral do DFdireita
Além da CGDF, também assinaram o acordo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPCDF), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
A Rede Ouvir DF facilitará a comunicação entre as instituições e o cidadão, o que trará benefícios à população da capital. “Não é o cidadão quem tem que estudar ou se empenhar para saber o órgão certo. Essa responsabilidade é nossa. Nós temos que trabalhar para que a população seja atendida onde quer que vá. No fim das contas, ganhamos como instituição, ganhamos em dados para tomar decisões e ganhamos com a participação da população, que nos direcionará sobre suas necessidades”, destacou o controlador-geral do DF, Daniel Lima.
Na ocasião, a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, anunciou o aumento em 15% de avaliação positiva da população em relação à qualidade da resposta encaminhada pelas ouvidorias do GDF. “Temos trabalhado intensamente com linguagem simples para melhorar as respostas encaminhadas pelas ouvidorias. O cidadão espontaneamente retorna ao sistema para nos avaliar. De 2022 para 2023 alcançamos 59% de avaliações positivas sobre a qualidade da resposta recebida. Isso mostra que o nosso trabalho tem dado bons resultados, mas quero reafirmar que seguiremos trabalhando para melhorar ainda mais”, disse.
Na prática, a Rede Ouvir DF é um trabalho conjunto dos órgãos que expõem suas dificuldades, fluxos e sistemas e, em seguida, buscam soluções para unificar esses atendimentos e facilitar para o cidadão, trocando também a expertise de seus servidores e as tecnologias aplicadas.
*Com informações da CGDF