30/05/2023 às 19:02, atualizado em 30/05/2023 às 20:45

Reformas no HRT ampliarão capacidade de atendimento

Oncologia terá 50% a mais de leitos, oftalmologia e pronto-socorro também recebem melhorias e segurança será reforçada

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) iniciou os serviços de renovação de sua infraestrutura física. São cinco intervenções simultâneas para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar o conforto dos pacientes, servidores e acompanhantes. Empresas contratadas para realizar as adequações trabalham na área de oncologia, oftalmologia, pronto-socorro pediátrico, guaritas de segurança e setores administrativos.

“Fizemos um planejamento para permitir que os serviços fossem realizados sem precisar interromper os atendimentos”Felipe Motinha, diretor do HRT direita

As adequações realizadas no HRT são possíveis graças aos contratos de manutenção regular assinados pela Secretaria de Saúde (SES) em 2022. O próprio hospital já teve as suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e pediátrica recuperadas. “Não há como a gente falar em assistência sem falar em infraestrutura. Está diretamente ligado. Se não tem infraestrutura, não conseguimos fazer um bom atendimento”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Ao todo, a pasta fez um investimento de R$ 74 milhões para garantir o funcionamento de 297 unidades. As contratações agilizam serviços como ajustes de instalações de água e energia, pinturas, reformas de pisos, troca de janelas, entre outras necessidades. Os novos contratos atendem desde unidades básicas de saúde (UBSs) a hospitais, passando por policlínicas, laboratórios e centros de atenção psicossocial. Ao todo, a SES administra cerca de 440 mil m² de área construída em todo o Distrito Federal.

Entre as cinco intervenções simultâneas no HRT, estão as obras nas guaritas de segurança

Os serviços são vistos logo na entrada. À frente das portarias, os seguranças ficarão agora em abrigos protegidos. Por fim, setores administrativos também receberam nova pintura e reforma do piso.

Reformas no HRT ampliarão capacidade de atendimento

*Com informações da Secretaria de Saúde