04/06/2023 às 11:31, atualizado em 04/06/2023 às 17:59

Brazlândia completa 90 anos com mais infraestrutura e qualidade de vida

‌Símbolo de produção rural e importante destino turístico, região recebeu aportes essenciais em reformas estruturais, saúde e educação. Festa de aniversário segue até 9 de julho

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Segunda cidade mais antiga do Distrito Federal, Brazlândia completa 90 anos nesta segunda-feira (5). Terceira maior região administrativa (RA), é lar de mais de 55 mil pessoas e se destaca pelo desenvolvimento rural. É conhecida como a capital do morango – são mais de 300 agricultores da fruta instalados na região – e produz 98% das goiabas consumidas pelos brasilienses.

No Santuário Menino Jesus, o segundo maior do Brasil, está o papamóvel que transportou João Paulo II no Rio de Janeiro, em 1997

‌O administrador regional, Marcelo Gonçalves, afirma que a cidade é um destino turístico que deve ser incluído em programações de lazer dos próprios brasilienses. Segundo ele, apesar de estar entremeada por tradições religiosas e histórias, é diversa e oferece uma série de novidades.

‌“Às vezes, as pessoas saem do DF procurando o que temos aqui. Nasci aqui e posso falar, temos a melhor galinha caipira da região, as melhores cachoeiras e, ainda, lindas paisagens”, diz. “E faço um convite: você, que é morador do Distrito Federal e não conhece Brazlândia, venha, porque a viagem compensa e você não vai se arrepender”, completa.

A orla do Lago Veredinha está passando por uma reforma completa que inclui pintura, capinagem, limpeza e reparos em todos os equipamentos públicos às margens do espelho d’água

Valorização

Cartão-postal de Brazlândia, o Lago Veredinha também está passando por reforma. A repaginada é executada pelo 2º ciclo de 2023 do RenovaDF, programa de aprendizagem e recuperação de espaços públicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), e inclui pintura, capinagem, limpeza e reparos em todos os equipamentos públicos às margens do lago.

‌Participam 450 alunos do programa – todos moradores de Brazlândia. Uma delas é a estudante Letícia Eduarda Lima, 18 anos, moradora da região desde que nasceu. Ela e os amigos são frequentadores assíduos do Lago Veredinha e, com os reparos, a frequência de passeios deve aumentar ainda mais.

Descendente das primeiras famílias que se estabeleceram em Brazlândia, o aposentado José de Abreu, 60 anos, diz que “a cidade se desenvolveu muito nos últimos anos. Meus filhos já não moram aqui, mas eu não saio de jeito nenhum”

‌O aposentado José de Abreu, 60 anos, é um dos descendentes das primeiras famílias que se estabeleceram em Brazlândia. Atualmente, ele dedica o tempo livre para a produção de hortaliças, como abóbora e quiabo, para consumo próprio. “A cidade se desenvolveu muito nos últimos anos. Meus filhos já não moram aqui, mas eu não saio de jeito nenhum”, diz.

Sebastião Nunes de Oliveira, 77, conta que os filhos nasceram em Brazlândia: “Daqui eu não saio”

‌“Conheço Brazlândia desde que começou, são muitas as memórias”, pontua João. “Eu e ele trabalhamos juntos por muito tempo. Ajudei a construir muitas casas, fiz muitas reformas. Meus filhos nasceram aqui e mora todo mundo perto. Daqui eu não saio”, conta Sebastião.

Festa

A comemoração do aniversário de Brazlândia começou já no dia 1º deste mês, com o tema “Uma história feita por você”. A programação segue até o dia 9 de julho, somando 45 dias de festa, e conta com apresentações culturais, eventos religiosos, competições esportivas, prestações de serviços à comunidade e muito mais.

Brazlândia completa 90 anos com mais de R$ 108 milhões de investimentos