13/06/2023 às 18:06, atualizado em 13/06/2023 às 18:56

Encontro promove aprendizado de boas práticas na alimentação escolar

Evento da Secretaria de Educação reuniu cerca de 700 profissionais da área para debater a integração da merenda escolar aos hábitos saudáveis na primeira infância

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Uma alimentação escolar saudável na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Ao buscar o aprimoramento do tema, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu um encontro formativo nesta terça-feira (13), no Museu Nacional da República, para profissionais da educação infantil.

O evento contou com cerca de 700 representantes vinculados à SEEDF, entre chefes de Unidades de Educação Básica, nutricionistas das Coordenações Regionais de Ensino, bem como representantes de instituições parceiras. O objetivo do encontro foi aprimorar a alimentação escolar na primeira infância. Para ajudar nessa missão, as áreas técnica e pedagógica uniram diversas informações sobre a temática para instruir os participantes.

“Hoje existe uma integração da área técnica da alimentação e da área pedagógica para atendimento da educação infantil. Temos a área técnica de nutrição que aborda o planejamento dessa oferta de alimentação na educação infantil; e temos a parte pedagógica, apresentando a alimentação como uma forma desenvolvimento escolar, cognitivo e comportamental”, explica Stela Nasser, diretora de Alimentação Escolar da SEEDF.

A diretora da Educação Infantil da Secretaria de Educação do DF, Beatriz Oliveira Costa, ressaltou a importância do evento para melhorar a alimentação escolar na primeira infância: “O momento da alimentação é uma das rotinas mais importantes para o desenvolvimento da criança, nós resolvemos reunir esses dois profissionais (nutricionistas e educadores) para que, nas escolas, juntos, possam fazer da alimentação um momento de prazer, assim como de construção de hábitos saudáveis, propiciando às crianças o prazer de experimentar e conhecer todos os alimentos”.

“A gente quer que o professor aborde o tema sobre alimentação, hábitos alimentares, para que a educação alimentar esteja presente em todas as matérias do currículo”Juliene de Jesus Moura Santos, nutricionista da Secretaria de Educaçãoesquerda

Programa de Alimentação Escolar

A nutricionista da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Juliene de Jesus Moura Santos, esclarece que o Programa de Alimentação Escolar tem dois eixos: o de oferta do alimento e o de educação alimentar e nutricional. A servidora foi uma das formadoras do encontro. Ela apresentou a legislação que ampara o tema e indicou como unir as áreas técnicas e pedagógicas no planejamento escolar.

“Esse último eixo busca a promoção de hábitos alimentares saudáveis, para isso foi feita uma parceria com a Diretoria de Alimentação Infantil, para que as unidades responsáveis por esta etapa trabalhem de maneira interdisciplinar e transversal. A gente quer que o professor aborde o tema sobre alimentação, hábitos alimentares, para que a educação alimentar esteja presente em todas as matérias do currículo”, ressalta.

Os nutricionistas atuam nas Coordenações Regionais de Ensino (CRE) e são responsáveis por assistir e instruir as unidades vinculadas a cada CRE, levando em consideração as peculiaridades e contexto de cada escola. Já as instituições parceiras têm profissional próprio que atuam com base no que determina a legislação vigente acerca da alimentação escolar e também contam com o apoio da SEEDF para tirar dúvidas e também participam de cursos de formações ofertados pela secretaria.

Cardápio escolar

Os cardápios da alimentação escolar são planejados para atender até 70% das calorias diárias dos estudantes e os alimentos são, na sua maioria, in natura ou minimamente processados. Eles são elaborados por nutricionistas, levando em conta peculiaridades nutricionais, sazonais e regionais e as quantidades necessárias de proteínas, carboidratos, frutas e hortaliças para o desenvolvimento dos estudantes, colaborando para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.