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30/06/2023 às 19:14, atualizado em 03/07/2023 às 09:40
7ª Semana de Controle da CGDF também tratou de temas como contratações públicas, correição e controle
A 7ª Semana de Controle, evento anual da Controladoria-Geral do DF, trouxe como tema central os novos desafios do controle. Realizado no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o evento contou com transmissão ao vivo pela TV Controladoria DF, no YouTube. As gravações das palestras continuam disponíveis na plataforma de vídeos.
Durante os três dias de evento (de 27/6 a 29/6) cerca de 500 pessoas acompanharam presencialmente as palestras e outras 250 assistiram à TV Controladoria DF, no Youtube, entre servidores públicos da CGDF e de órgãos públicos distritais e federais, das controladorias da União e dos estados e municípios e dos tribunais de contas.
Este ano, seguindo o tema central do evento, foram apresentados os grandes desafios nas áreas de transparência, governança e compliance, correição administrativa, controle interno, ouvidoria, promovendo o debate sobre governança nas contratações públicas, melhoria dos serviços com informações de ouvidoria, aplicação prática da nova Lei de Licitações e Contratos no controle interno, novas perspectivas para a correição e inteligência artificial aplicada ao controle.
Logo no primeiro dia do evento, uma mesa de debate proporcionou aos participantes um conhecimento amplo sobre as áreas fins da Controladoria-Geral do DF e os desafios que estão enfrentando nas áreas de ouvidoria, transparência e controle social, governança e compliance, controle interno e correição. Segundo a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, a Ouvidoria, por exemplo, tem como desafio aprimorar a governança de serviços e a qualidade da resposta ao cidadão, entregando informações qualificadas, com linguagem simples e trazendo melhoria na vida das pessoas.
No segundo dia da 7ª Semana de Controle da CGDF, o diretor de Proteção e Defesa do Usuário de Serviço Público da Ouvidoria-Geral da União (OGU/CGU), Rodrigo Lofrano, compartilhou a experiência na área de gestão de serviços, apontando caminhos para o desafio da transformação de serviços e para a melhoria da vida das pessoas por meio da composição: inovação e ouvidoria. Rodrigo abordou temas como definição, conceituação e conhecimento dos serviços públicos e a importância de conhecer bem os usuários do serviço de cada órgão.
Aplicação prática da nova Lei de Licitações e Contratos no Controle Interno foi o tema da palestra do diretor do Departamento de Controle Interno da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), Lúcio Carlos de Pinho Filho, no terceiro dia do evento.
Assista às palestras da 7ª Semana de Controle da CGDF:
*Com informações da Controladoria-Geral do DF