02/07/2023 às 14:53, atualizado em 02/07/2023 às 15:22

Almoço de domingo movimenta Restaurante Comunitário do Recanto das Emas

Unidade é a primeira no DF a funcionar nos sete dias da semana e a oferecer três refeições, que incluem café da manhã e jantar

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Assim que soube da novidade, a dona de casa Raquel Gonçalves, 36, colocou no calendário: os almoços de domingo agora serão no Restaurante Comunitário do Recanto das Emas. “Até brinquei com os meninos que hoje iríamos almoçar fora”, disse, entre risadas.

Antonio Macedo: “Agora vou fazer o possível para vir de domingo a domingo, ainda mais porque estou tentando ter o corpo mais esbelto, diminuir a barriga, e aqui é ótimo, é tudo saudável”

A aposentada Lina Benedito, 64, também ressaltou a praticidade de se alimentar no local. “Como eu moro sozinha, é complicado fazer comida”, disse. “Então, eu venho para cá. Hoje o estrogonofe estava uma delícia, o feijão também, bem-temperado. E estou levando uma quentinha para amanhã, para não precisar vir”.

Outro frequentador assíduo do espaço é o aposentado Antônio Macedo, 70. Morador de Taguatinga, ele se desloca até o Recanto das Emas apenas para comer na unidade da região. “Gosto muito daqui”, afirmou. “Agora vou fazer o possível para vir de domingo a domingo, ainda mais porque estou tentando ter o corpo mais esbelto, diminuir a barriga, e aqui é ótimo, é tudo saudável”.

Atendimento

“Ao aumentar a disponibilidade de refeições, estamos contribuindo para a redução da fome e da insegurança alimentar em nossa comunidade, promovendo a dignidade e o bem-estar social” Jardesson Calazans, diretor de Acompanhamento de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedesdireita

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) é que sejam servidas no Restaurante Comunitário do Recanto das Emas mais de 3,8 mil refeições por dia – incluindo domingo e feriados. Desta forma, por mês, serão em média 117.800 e, por ano, mais de 1,4 milhão.

“O objetivo é garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a refeições nutritivas e de qualidade todos os dias da semana”, explica o diretor de Acompanhamento de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Jardesson Calazans.

“Reconhecemos que a fome e a insegurança alimentar não têm dias específicos”, prossegue o gestor. “O nosso anseio é assegurar que ninguém enfrente dificuldades alimentares em nenhum dia da semana, incluindo domingos e feriados. Ao aumentar a disponibilidade de refeições, estamos contribuindo para a redução da fome e da insegurança alimentar em nossa comunidade, promovendo a dignidade e o bem-estar social.” 

Oferta ampliada

Conforme informações da secretaria, a ampliação da oferta de refeições só foi possível devido a uma alteração no contrato com as empresas terceirizadas responsáveis pela produção das refeições e funcionamento do local. Desta forma, com a conclusão dos contratos vigentes, os outros 13 restaurantes comunitários também passarão a oferecer mais refeições e atenderão aos domingos e feriados. 

Atualmente, são 14 unidades, das quais oito servem o café da manhã e o almoço (Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Paranoá, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina e Sol Nascente) e uma, que é a do Recanto das Emas, inclui o jantar. As demais unidades servem apenas o almoço e estão localizadas no Gama, Itapoã, Planaltina, Riacho Fundo II, Santa Maria.

Serviço 

Restaurante Comunitário do Recanto das Emas 

⇒ Café da manhã: das 7h às 8h30
⇒ Almoço: das 11h às 14h
⇒ Jantar: das 17h às 19h
⇒ Endereço: Quadra 1, Lote 1, Centro Urbano, Recanto das Emas. 

Acesse o cardápio mensal dos restaurantes comunitários do DF. 

Almoço de domingo movimenta Restaurante Comunitário do Recanto das Emas