12/07/2023 às 12:06, atualizado em 12/07/2023 às 12:51

Boulevard do Túnel Rei Pelé terá obras complementares de urbanização

Com investimento de mais de R$ 3 milhões, serão construídos 1.800 metros quadrados de calçadas e rampas acessíveis, além de estacionamentos públicos

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

As obras de urbanização na parte superior do Túnel Rei Pelé terão continuidade. A boulevard vai ganhar 1.800 metros quadrados de calçadas e rampas acessíveis, bem como itens de mobiliário urbano. Serão investidos nos serviços complementares R$ 3.120.000 com recursos do Governo do Distrito Federal (GDF).

“Estamos fazendo agora os estacionamentos e terminando as vias marginais. São trabalhos ainda do contrato do túnel. Agora temos um novo contrato para fazer a acessibilidade, sinalização e colocação do mobiliário, que são as obras complementares”, afirma a subsecretária de Projetos, Orçamento e Planejamento de Obras da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), Ery Brandi.

Os serviços compreendem a demolição das calçadas existentes e de trechos de asfalto e pavimento intertravado; construção de calçadas em concreto convencional, nas faixas de acesso a lote, e de calçadas em concreto colorido, nas faixas livres de pedestres; aplicação de concreto estampado, nas faixas de serviço; e implantação de mobiliários urbanos: balizador de concreto, bate rodas (limitador para estacionamento) e defensa metálica na divisão entre a pista exclusiva do BRT e o canteiro central.

“Teremos calçadas com um diferencial de cor para que não sejam obstruídas permitindo a passagem de pedestres, idosos e pessoas com deficiência e também travessias em Libras (Língua Brasileira dos Sinais), além da complementação da urbanização, com a chegada da calçada até as paradas de ônibus que mudaram de lugar”, acrescenta a subsecretária.

“Estamos fazendo agora os estacionamentos e terminando as vias marginais. São trabalhos ainda do contrato do túnel. Agora temos um novo contrato para fazer a acessibilidade, sinalização e colocação do mobiliário, que são as obras complementares”Ery Brandi, da Secretaria de Obras e Infraestrutura ‘esquerda

O projeto contempla o estudo de impacto de planejamento urbano determinado pela Comissão Permanente de Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança (CPA/EIV) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh).

O contrato com a empresa vencedora do pregão eletrônico CAP Paisagismo Urbanismo e Comércio LTDA foi assinado no último dia 6 e terá vigência de nove meses. O acordo obedece os termos do edital de licitação lançado em 7 de junho.

Maior obra viária

Inaugurado em 5 de junho, o Túnel Rei Pelé atende 135 mil motoristas que transitam pelo centro de Taguatinga. A obra é considerada a maior entregue desde 2019. Foram investidos R$ 275 milhões na passagem subterrânea, que gerou mais de 1,6 mil empregos.

O projeto integra o chamado Corredor Eixo Oeste, um conjunto de vias e corredores para ônibus, viadutos e túneis ligando o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, em viagem estimada para durar 30 minutos.

Atualmente, o túnel recebe alguns ajustes no Boulevard. As equipes trabalham na construção dos estacionamentos em frente ao comércio e de uma ciclovia que vai da Avenida Samdu até a entrada do Pistão Sul/Norte. Além disso, continuam os serviços de plantio de grama e pintura da faixa de rolamento.