01/08/2023 às 17:32, atualizado em 01/08/2023 às 17:33

Alunos de escola pública da Asa Norte visitam Universidade de Brasília

Estudantes do CEF 410 conheceram a estrutura do Campus Darcy Ribeiro nesta terça-feira (1º)

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Uma aula a céu aberto mudou a rotina de estudos de alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 Norte nesta terça-feira (1º). Estudantes de 13 e 14 anos que cursam o 9º ano do ensino fundamental visitaram a Universidade de Brasília (UnB) e puderam conhecer a estrutura do Campus Darcy Ribeiro.

Yarley Miranda de Araújo, 14 anos, ficou impressionado com o tamanho da UnB: “A gente sente uma vontade maior de ingressar na universidade”

“Assim que a gente entrou, eu já gostei de todas as partes sobre terremotos e placas tectônicas. Estava praticamente rezando para vivenciar uma experiência real por meio das simulações para sentir não só os tremores, mas o próprio barulho causado por um terremoto real”, ressaltou Yarley.

Outro ponto da visitação foi o Museu de Geociências, que traz um acervo de amostras de fósseis, minerais, rochas e artefatos arqueológicos. Os alunos ficaram encantados com os fósseis de dinossauros e fragmentos reais de meteoritos. Idealizado pelo Instituto de Geociências, o museu faz parte dos cursos de bacharelado em geologia, geofísica e ciências ambientais da UnB.

“O que vimos hoje é gratificante para a aprendizagem. O que foi ensinado a eles durante a visita ao Observatório Sismológico tem a ver, por exemplo, com as disciplinas de geografia e ciências. É um conteúdo interdisciplinar já trabalhado em sala de aula nas disciplinas que correspondem às áreas”, destaca a  vice-diretora do CEF 410, Rubéria da Silva Caminhado.

Projeto Vivência UnB

“O que pretendemos mesmo é que os estudantes das escolas públicas reconheçam na universidade um espaço possível para eles estudarem no futuro”Olgamir Amancia Ferreira, decana de extensão da UnBesquerda

A visitação à Universidade de Brasília faz parte do projeto Vivência UnB, uma iniciativa criada para integrar a sociedade à instituição, por meio de visitação guiada aos espaços físicos que proporcionem conhecimento e troca de saberes. A expectativa do projeto é fomentar na comunidade, em especial nos jovens, a vivência do que é estudar na UnB.

“O Vivência UnB faz uma conexão de vários projetos que são desenvolvidos no Decanato de Extensão da universidade. O estudante, ao se deparar com o Campus Darcy Ribeiro, vai encontrar uma verdadeira obra de arte no âmbito da arquitetura, diálogo com monitores e até encontro com a reitora, onde os estudantes podem fazer perguntas sobre como ter acesso a UnB, para tirar dúvidas. O que pretendemos mesmo é que os estudantes das escolas públicas reconheçam na universidade um espaço possível para eles estudarem no futuro”, explica Olgamir Amancia Ferreira, decana de extensão da UnB.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal