10/08/2023 às 20:19, atualizado em 11/08/2023 às 10:04

Nova estrutura vai ampliar atendimento psicológico para policiais do DF

Centro de Atendimento Psicológico e Social (Caps) da PMDF vai ganhar sede moderna para cuidar da saúde mental de militares e dependentes. Cerca de 1.690 servidores são atendidos por mês

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O Centro de Atendimento Psicológico e Social (Caps) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) terá uma nova sede. Em construção no Setor Policial Sul, um prédio de 2.900 m² vai acomodar a unidade da corporação responsável por prestar assistência gratuita à saúde mental dos policiais militares e seus dependentes. A obra foi iniciada no último dia 24 e está estimada em R$ 13.550.582,94, recurso proveniente de financiamento com o Banco do Brasil.

O antigo edifício do Caps ocupava o mesmo terreno onde hoje é erguida a nova sede. Com mais de 40 anos de uso, porém, a estrutura do prédio estava comprometida. “Foi preciso demolir, não dava para reformar”, afirma a major da PMDF Ana Koffler. “A construção atual será mais moderna, cercada de muito verde, com espaço para atividades ao ar livre”, explica. Enquanto não fica pronta, o efetivo do Caps está alojado no Centro Médico da PMDF.

Major Ana Koffler: “Um policial militar bem preparado, com a saúde mental em dia, consegue cumprir da melhor forma o seu papel de manter a ordem” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Estamos falando de um profissional que anda armado, que precisa estar com o nível de vigilância sempre alto. Um indivíduo que precisa ter muito discernimento, além de saber lidar com as pessoas em situação de vulnerabilidade”, descreve a major Ana. “Um policial militar bem preparado, com a saúde mental em dia, consegue cumprir da melhor forma o seu papel de manter a ordem”, frisa.

Para resguardar o bem-estar emocional dos policiais militares, o Caps oferece uma série de serviços que vão desde bate-papos organizados semanalmente até acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Conheça mais sobre cada uma das atividades desenvolvidas pelo centro no quadro a seguir.

Nova estrutura vai ampliar atendimento psicológico para policiais do DF