Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
18/08/2023 às 15:07, atualizado em 18/08/2023 às 15:49
Desde 2019, população foi beneficiada com obras em educação, saúde e mobilidade; comemoração está marcada para este sábado (19)
Ainda que seja a região administrativa de número seis, Planaltina é considerada a cidade mãe do Distrito Federal, a mais antiga. Comemorando 164 anos neste sábado (19), a RA festeja anos de história, tradição, cultura, religiosidade e desenvolvimento. Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) já investiu quase R$ 60 milhões em infraestrutura para os cerca de 200 mil moradores.
E os investimentos foram em várias áreas: saúde, educação, segurança e mobilidade. Na educação, a cidade ganhou a primeira creche rural pública do DF. A creche do Pipiripau II recebeu investimento de R$ 463.400 mil, e promove educação infantil para 30 crianças de até 2 e 3 anos de idade.
“Temos também a nova creche do Buritis IV que vai atender mais 180 crianças do setor, é um avanço enorme para Planaltina. E ainda na área rural tivemos a pavimentação do Núcleo Rural da Estância do Pipiripau, que vai atender mais de 5 mil famílias que moram na região, inclusive os alunos e os produtores”, destaca o administrador regional, Wesley Fonseca.
Planaltina já era uma cidade com um século antes de a nova capital começar a ser desenhada, e mesmo com uma ampla população, a região mantém os ares de cidade do interior. A ex-professora e ex-conselheira tutelar Vera Lamounier, 66 anos, acredita que a preservação das tradições culturais pelos moradores influenciam para essa visão. “A cidade é aconchegante, conhecemos uns aos outros e a população, apesar de ter crescido não perdeu suas características. Fazemos questão que as tradições sejam preservados, que nossos filhos e netos participem das novenas, da Via Sacra, da Folia de Reis, dos desfiles. Essas tradições são uma herança para as famílias. Planaltina é minha cidade, é patrimônio, é amor”, conta a professora.