Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
21/08/2023 às 09:52
Encontro integra atividades do Agosto Dourado, mês que promove o aleitamento materno; profissionais abordaram temas como introdução alimentar e doação de leite
Para celebrar o Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Planaltina promoveu um encontro com gestantes e mães que amamentam. Profissionais de saúde esclareceram dúvidas sobre diversos temas, como amamentação, introdução alimentar e doação de leite.
A UBS 2 de Planaltina atende cerca de 100 gestantes por mês. As principais demandas das gestantes são dúvidas sobre o parto, a apreensão sobre amamentação e a acolhida na maternidade.
Troca de experiências
Com os filhos acolhidos no colo, as mães trocaram experiências sobre gestação, tiraram dúvidas, conversaram com os profissionais e receberam esclarecimentos sobre aleitamento, maternidade, nutrição infantil, pega do bebê, fissura mamária, introdução alimentar, papel do pai durante a amamentação, tipos de partos e doação de leite materno.
Para agregar ainda mais a partilha, servidores do Banco de Leite Materno do Hospital Regional de Planaltina (HRPl) participaram da iniciativa, realizada semana passada, esclarecendo questionamentos. “Essa parceria é muito importante, porque a UBS tem esse contato mais próximo com o usuário e alcança de forma mais direta a comunidade”, destaca a médica e chefe do Banco de Leite Humano do HRPl, Cláudia Oliveira.
A obstetra ressalta ainda a importância do incentivo contínuo ao aleitamento. “Fazemos esse estímulo à amamentação o ano inteiro, mas nessas datas específicas, como o Agosto Dourado, tem uma mobilização maior, isso colabora para a conscientização.”
Os presentes participaram de lanche, organizado pelos servidores, e receberam cobertores para os bebês como lembrança do evento.
Doe também
Enquanto o filho Gael dormia, Yara Cristina Oliveira, de 22 anos, compartilhava a experiência de ser doadora de leite materno. “É muito bom ser doadora. Saber que tem crianças que precisam e você pode ajudar.” Ela começou a doar há sete meses, quando o primeiro filho nasceu. “Quis participar, porque informação nunca é demais. Eu passo o que aprendo para outras mães que eu conheço”, conta.
Para as mães que desejam colaborar e doar leite materno, basta ligar no 160 (opção 4) ou se cadastrar no site Amamenta Brasília. Informações e dúvidas também podem ser esclarecidas por meio do WhatsApp do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Planaltina, no número 2017-1369.
*Com informações da Secretaria de Saúde