01/09/2023 às 19:18

Obras do Drenar DF recebem visita de estudantes do curso de engenharia

Alunos de três instituições de ensino superior tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o que será o maior programa de escoamento e captação de águas do GDF

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Estudantes dos cursos de engenharia civil da Universidade Católica de Brasília (UCB), Unieuro e IESB visitaram, na tarde desta sexta-feira (1º), as obras na bacia de detenção do Drenar DF, no Setor de Embaixadas Norte. Ao todo, 62 alunos e professores participaram da visita ao maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF).

Antes de se dirigirem à visita, os estudantes tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre as etapas da obra por meio de uma palestra técnica ministrada pelas equipes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), que estão atuando diretamente na execução dos serviços.

A bacia de detenção visitada pelos alunos nesta tarde está sendo construída em uma área de 36 mil m², dentro do Parque Urbano Internacional da Paz, localizado no Setor de Embaixadas Norte

“Essa bacia foi projetada para suportar a vazão de diferença de entrada e saída da água, que será temporariamente armazenada e liberada 24 horas depois, no Lago. Isso permitirá reduzir a força com que essa água drena e garante que a água chegue menos poluída”, enfatizou Jaqueline Resque, coordenadora da Concremat, consórcio supervisor da obra.

A bacia ainda será cercada com alambrados de aço galvanizado, a fim de garantir a segurança dos usuários do parque.

Avanços

Com investimento de R$ 174 milhões, o Drenar foi dividido em cinco lotes e é executado por cinco empresas diferentes contratadas pela Terracap e coordenadas pela Concremat.

Até o momento, as equipes avançaram com a construção de 37 poços de visita, equivalente a 571,4 metros de profundidade. Outros 25 estão sendo construídos pelos trabalhadores. O projeto prevê, ainda, a entrega de mais 40 unidades, totalizando 102 poços.

Além disso, em torno de 2,7 km de túneis já foram escavados de um total de 7,6 km contratados. O Drenar utiliza o método tunnel liner, que permite realizar a construção de galerias e passagens subterrâneas sem que seja necessário interferir na superfície.