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12/09/2023 às 20:01, atualizado em 12/09/2023 às 20:18
Trabalhos estão sendo realizados na pista sul, via que avança para a conclusão dos 13 quilômetros. Obra completa da DF-095 tem investimento de R$ 80 milhões do GDF
As obras de pavimentação de concreto na Estrada Parque Ceilândia (DF-095), mais conhecida como via Estrutural, seguem para a etapa final na pista sul, que faz o sentido Taguatinga-Plano Piloto. Os serviços se concentram na conclusão dos 13 quilômetros das três faixas de rolamento, com o término do trecho de pavimento rígido restante, e na microfresagem, atividade para regularizar o concreto em alguns trechos de descida já concluídos onde foram mapeadas pequenas ondulações.
Desde o início da obra, os serviços são acompanhados pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) para garantir a melhor qualidade possível. “O processo aqui é whitetopping, em que aproveita-se o pavimento asfáltico como base e coloca-se o concreto por cima”, afirma Cavalcante. São 21 centímetros de material em concreto aplicados em cima da capa asfáltica para substituir o asfalto antigo.
“Apesar de ser bastante usado no mundo, em Brasília é uma novidade uma pista toda em pavimento rígido. Estamos usando equipamentos de última tecnologia. É o que há de mais moderno sendo aplicado aqui e com acompanhamento diário da ABCP”, completa.
Troca do pavimento
Ao todo serão substituídos 26 quilômetros de pavimento da via Estrutural, sendo 13 quilômetros na pista sul, que faz o sentido Taguatinga-Plano Piloto, e mais 13 quilômetros na pista norte, no sentido Plano Piloto-Taguatinga. Além disso, também estão sendo criados desvios que ficarão como alternativas de vias para os moradores que trafegam por regiões como Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Vicente Pires. Os trabalhos ocorrem durante o dia e também no período noturno.
Estão sendo investidos cerca de R$ 80 milhões pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com recursos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e execução do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
“Há muito tempo fazíamos intervenções pontuais, paliativas e emergenciais na Estrutural, que não cabiam mais. O pavimento estava com a vida útil avançada, bastante deteriorado. Precisávamos fazer uma reconstrução. É o que estamos fazendo com uma nova tecnologia que, até então, Brasília só tinha nas faixas exclusivas de ônibus”, destaca o superintendente do DER. O novo pavimento terá vida útil prevista de 20 anos.
A auxiliar de serviços gerais Thamires Costa Alves, 23 anos, mora na Estrutural desde que nasceu e está ansiosa pela conclusão das obras. Todos os dias ela precisa ir para o Plano Piloto para trabalhar e considera o trajeto de ônibus desconfortável pela via. “É triste andar nessa pista aqui, porque a qualidade do asfalto não é boa”, diz. Com a reconstrução do pavimento, ela acredita que o trajeto será mais confortável. “Acho que vai melhorar sim. Vai ser mais rápido e mais seguro”, acrescenta.
Etapa da obra
Até a primeira quinzena de setembro, a pista sul estava na fase final para a conclusão dos 13 quilômetros, com 300 metros restantes. Além disso, está em execução o encontro com o viaduto Ayrton Senna. Lá, os serviços exigem o trabalho manual que é feito 40 metros antes e depois do elevado.
Já a pista norte já teve cinco quilômetros concluídos e os outros oito serão executados apenas após a liberação do fluxo de veículos no lado sul e a construção de novos desvios para evitar mais transtornos aos motoristas. O início das obras deve ocorrer apenas após conclusão da pista sul, que ficará fechada entre 7 e 10 dias para que seja feita a cura do concreto, técnica de hidratação do pavimento para diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura de concreto, prevenindo fissuras e trincas.