13/09/2023 às 15:00

Passageiros do transporte público do DF recebem 195 ônibus novos

Atuação do GDF junto às concessionárias garante renovação constante da frota e ampliação do sistema; primeiros veículos vão beneficiar moradores de oito regiões administrativas

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF) receberá 195 ônibus novos, dos quais 79 serão destinados ao aumento da frota e 116 vão substituir veículos mais antigos. As primeiras 59 unidades foram entregues nesta quarta-feira (13).

São veículos do tipo básico convencional, com capacidade para 72 passageiros cada. De tecnologia avançada e fabricados de acordo com as normas Euro 6, são movidos a biodiesel e possuem motor que reduz em 80% a emissão de gases poluentes e libera 50% menos partículas no ar.

Os novos veículos são movidos a biodiesel e possuem motor que reduz em 80% a emissão de gases poluentes, gerando 50% menos partículas no ar

A frota de 625 ônibus passará para 704 veículos, atendendo a população das regiões do Gama, Santa Maria, Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico, Lago Sul e Park Way. Segundo o subsecretário de Operações da Semob-DF, Márcio Antônio de Jesus, as linhas que vão receber os novos ônibus ainda estão sendo definidas.

“Os veículos passam por etapas de emplacamento, identificação por adesivos e instalação dos validadores que são interligados ao Sistema de Bilhetagem Automática [SBA]. À medida que são liberados, nós vamos incorporando ao planejamento operacional definido pela secretaria. Os primeiros veículos já serão destinados às linhas que atendem a região de São Sebastião”, explicou.

De acordo com o diretor da Pioneira, Victor Foresti, até maio de 2024, todos os veículos novos estarão em operação. “A ampliação da frota significa a criação de novos postos de trabalho, tanto na operação dos ônibus quanto nas áreas de tecnologia da informação, além de proporcionar a melhoria dos serviços de transporte coletivo para a população”, afirmou.

Os novos ônibus possuem a tecnologia mais avançada da atualidade. O motorista João Ferreira fez questão de mostrar a acessibilidade do veículo. “Os elevadores são mais fáceis de operar, mais silenciosos, possuem travas; e o sistema elétrico é articulado por meio de correias, oferecendo mais segurança e conforto ao passageiro”, detalhou.

“Estamos entregando veículos modernos, com bastante tecnologia embarcada, como circuito de imagem interna, validadores V6, GPS interligado 24 horas por dia, e um sistema de captação de energia fotovoltaica capaz de alimentar as baterias e fazer a manutenção de todo o sistema elétrico do veículo, mesmo quando o ônibus estiver parado nos intervalos das viagens ou nas garagens”, explicou o diretor operacional da Pioneira, Enver Soares.

*Com informações da Semob-DF