13/09/2023 às 18:25, atualizado em 13/09/2023 às 19:54

Prazo para realização de eventos sobre segurança alimentar é prorrogado

As iniciativas fazem parte do processo preparatório da 6ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, prevista para ocorrer em outubro

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea-DF) prorrogou até 25 de setembro o prazo de inscrição para a população realizar conferências livres de segurança alimentar. Esses eventos são o espaço para organizações, coletivos ou movimentos populares e sociais que lidam com tema avaliarem as ações atuais e sugerirem propostas para aprimorar a política de segurança alimentar e nutricional no DF.

Com apoio da Emater-DF, lideranças da agricultura familiar, pequenos produtores, presidentes de associações realizaram conferência livre de segurança alimentar e nutricional

Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

O tema da 6ª CDSAN é Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade. As conferências livres devem debater assuntos relacionados a esse tema ou aos eixos temáticos orientadores.

Neste ano, são três os eixos temáticos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança – alimentar e nutricional; Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia e participação social.

Cada conferência livre poderá enviar, no máximo, cinco propostas, que serão avaliadas pela comissão organizadora para serem discutidas durante a 6ª Conferência Distrital, em outubro. Para mais informações, acesse o site da Sedes-DF.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), o Consea-DF é responsável pela organização do evento distrital. O conselho é composto por 36 integrantes (24 da sociedade civil e 12 de governo), entre representantes de entidades da sociedade civil e de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). São os integrantes da sociedade civil que representam a população para acompanhar a política atual e propor ao governo ações viáveis. O conselho é intersetorial e diversificado.

O evento distrital precede a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, agendada para dezembro. Ou seja, as propostas da população debatidas em conferências livres também podem ser levadas para aprimorar a política nacional, além de servirem de base para a elaboração do 4º Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional.

*Com informações da Sedes-DF