27/09/2023 às 10:47

Unidade de urgência oftalmológica do HRT é reformada

Local, que funciona 24 horas, atende pacientes com conjuntivite, pancadas, corpos estranhos nos olhos e outras demandas que exigem tratamento rápido

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O setor de urgência oftalmológica do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) está de cara nova. O espaço foi ampliado e reformado, dando mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos servidores. O serviço está disponível 24 horas, diariamente, com pacientes encaminhados a partir do setor de emergência.

Diabética, a aposentada Emília de Morais, 56 anos, sentiu a pressão do olho aumentar e buscou ajuda no HRT. O atendimento foi rápido. “O doutor me passou um colírio e disse que estou com indício de catarata”, conta. Agora, ela continuará o acompanhamento na policlínica do hospital.

O setor soma, atualmente, 20 oftalmologistas e duas técnicas de enfermagem, atendendo cerca de 300 pacientes por semana, com picos de até cem acolhimentos em um único dia

O diretor do HRT, Felipe Motinha, destaca a reforma como uma melhora significativa para o paciente. “Já traz uma perspectiva diferente quando se é atendido em um ambiente mais adequado”, pontua.

Os servidores também percebem pontos positivos com as mudanças. “O atendimento ficou mais rápido”, elogia o oftalmologista José Alberto de Aguiar Júnior. “O espaço era menor, antes. Melhorou muito para fazermos os atendimentos”, acrescenta a técnica em enfermagem Paula Souza. O setor soma, atualmente, 20 oftalmologistas e duas técnicas de enfermagem, atendendo cerca de 300 pacientes por semana, com picos de até cem acolhimentos em um único dia.

As adequações no HRT são possíveis devido a contratos de manutenção regular assinados pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em 2022. Ao todo, a pasta fez um investimento de R$ 74 milhões para garantir o funcionamento de 297 unidades. As contratações agilizam serviços como ajustes de instalações de água e energia, pinturas, reparos de pisos, troca de janelas, entre outras necessidades.

Atualmente, o HRT também promove adequações no setor de oncologia, do telhado e da rede elétrica, além de ter iniciado melhorias em berços e poltronas do pronto-socorro.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)