01/10/2023 às 09:36, atualizado em 01/10/2023 às 09:42

Chamamento público para manutenção de áreas de Cerrado em recuperação

O edital tem por objetivo convocar organizações da sociedade civil (OSCs) para fazer manutenção de áreas de plantios que estejam passando pelo processo de reabilitação

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Com objetivo de realizar ações de manutenção em plantios de recuperação do Cerrado no Distrito Federal, o Fundo Único do Meio Ambiente do DF, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema), lançou, na sexta-feira (29/9), chamamento público de organizações da sociedade civil (OSCs) para executar o projeto Manutenção de áreas de Cerrado em recuperação. A íntegra do edital e seus anexos encontram-se divulgados no site da Sema.

“O Governo do Distrito Federal, por meio da Sema, elaborou em 2021 o Plano de Enfrentamento aos Impactos Adversos da Mudança Global do Clima para reduzir as Vulnerabilidades e Ampliar a Adaptação no Distrito Federal”Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente e Proteção Animaldireita

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, o desenvolvimento de florestas urbanas ajuda a reduzir as vulnerabilidades do Distrito Federal no que diz respeito aos efeitos desastrosos causados pela mudança de clima. “O Governo do Distrito Federal, por meio da Sema, elaborou em 2021 o Plano de Enfrentamento aos Impactos Adversos da Mudança Global do Clima para Reduzir as Vulnerabilidades e Ampliar a Adaptação no Distrito Federal”, esclarece.

Para a chefe da Assessoria Especial da Subsecretaria de Assuntos Estratégicos da Sema, Flávia Ilíada, o sucesso da recuperação da vegetação, com plantios de espécies do cerrado, depende do compromisso com a conservação. “A manutenção dessas áreas plantadas pelo CITinova é uma etapa fundamental na consolidação dos plantios, pois contribui para o êxito dessa ação que impacta importantes frentes da agenda ambiental: recuperação do Cerrado, segurança hídrica e combate às mudanças do clima”, explica.

O projeto originou-se dos esforços realizados entre os anos de 2020 e 2023 pela Sema, por meio do projeto CITinova – Cidades Sustentáveis, que oferece o que há de mais avançado em conteúdo, soluções tecnológicas e ferramentas colaborativas para a promoção de gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável.

Requisitos para habilitação

Os requisitos para habilitação da OSC, bem como demais informações pertinentes, estão descritos no edital de chamamento, que se encontra no site https://www.sema.df.gov.br/. Os interessados têm até 30 dias contados da publicação deste edital no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) para o envio da ficha de inscrição e da proposta para o e-mail funam@sema.df.gov.br.

*Com informações da Sema