05/10/2023 às 19:38

Programa Mais Médicos reforça saúde do DF com 75 profissionais

Incorporação permite que as 623 equipes da Estratégia de Saúde da Família tenham ao menos um médico na composição

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Todas as 623 equipes da Estratégia Saúde da Família do Distrito Federal contam agora com um médico. Isso se tornou possível com a incorporação de 75 novos profissionais por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal. A recepção oficial ocorreu nesta quinta-feira (5), na Secretaria de Saúde (SES-DF).

“A importância é extraordinária. Está garantido que todos os territórios tenham profissionais, com um vínculo de quatro anos, prorrogáveis por mais quatro”, explica o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes. A lotação desses profissionais foi iniciada em junho, tendo como prioridade o reforço das áreas de maior vulnerabilidade social.

Alice da Silva e Larissa Cunha atuam agora na UBS 11 de Samambaia, unidade inaugurada em 2020 para atender a uma população de 14 mil pessoas

A recepção realizada pela SES-DF incluiu um detalhamento acerca de como é a Rede de Atenção à Saúde e o papel desses profissionais. “O Programa Mais Médicos complementa toda a Estratégia de Saúde da Família que temos desenvolvido nos últimos cinco anos aqui no DF: qualificar e expandir a Atenção Primária”, ressalta o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Maurício Fiorenza.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal